As transformações na Arábia Saudita com o passar do tempo
Fotógrafos da National Geographic documentaram o dia a dia no país por mais de um século: veja as imagens.
Publicado 20 de out. de 2018, 11:30 BRT

Vista aérea da Mesquita Al-Haram em Meca, em 1917.
Foto de Samuel M. Zwemer, National Geographic Image CollectionUm camelo é descarregado em um porto na “Arábia”, de acordo com a legenda original da foto datada de 1919.
Foto de French Pictorial Service, National Geographic Image Collection“Moradores descansam com um camelo próximos a um oásis em Hejaz”, descreve a legenda original da fotografia datada de 1919. Hejaz é uma região localizada no oeste da atual Arábia Saudita.
Foto de E. Ratisbonne, National Geographic Image CollectionMilhares de peregrinos islâmicos e suas barracas preenchem o vale de Mina, localizado próximo da cidade sagrada de Meca, em 1917. Atualmente, muitas barracas que oferecem acomodação temporária aos peregrinos possuem ar condicionado.
Foto de Samuel M. Zwemer, National Geographic Image CollectionCentenas de peregrinos se reúnem ao redor da construção Kaaba na Mesquita Al-Haram em Meca, no ano de 1917.
Foto de National Geographic Image CollectionBeduínas descansam apoiadas em um muro de pedras, uma delas fuma um “cachimbo longo”, de acordo com uma legenda datada de 1909 nos arquivos.
Foto de Archibald Forder, National Geographic Image CollectionPeregrinas sírias acompanham o “presente do seu país, o Mahmal” até Meca, conforme legenda datada de 1917 nos arquivos. O Mahmal é um transporte no formato de tenda que simboliza “o papel protetor desempenhado pelos soberanos do Egito, Síria, Iêmen e Império Otomano às caravanas de peregrinos que saíam desses países em direção à Meca,” segundo pesquisa online do Centro de Estudos Islâmicos da Universidade de Oxford.
Foto de Samuel M. Zwemer, National Geographic Image Collection“Com muita celebração chega-se à estação final de trem em Medina”, conforme indica a legenda dessa fotografia de 1909.
Foto de Col. F. R. Maunsell, National Geographic Image CollectionMulheres saem cavalgando em jegues da vila repleta de cabanas de sapé em busca de água em Ad Darb, Arábia Saudita, no ano de 1966.
Foto de Thomas J. Abercrombie, National Geographic Image Collection“Uma mulher saudita moderna trabalha como designer de interiores e emprega homens em Jidda, Arábia Saudita, segundo a legenda original dessa foto datada de 1987.
Foto de Jodi Cobb, National Geographic Image CollectionAgricultores sauditas se reúnem em uma cobertura, eles participavam de uma reunião com um agricultor norte-americano que visitava o país em missão agrícola, de acordo com a legenda dessa foto datada de 1948 nos arquivos.
Foto de Maynard Owen Williams, National Geographic Image CollectionUma pastora carrega um bloco de lã enquanto suas ovelhas pastam. À sua volta, uma fortaleza de tijolo de argila em Khamis Mushayt.
Foto de Thomas J. Abercrombie, National Geographic Image CollectionAlunos consultam textos em uma biblioteca em Medina, no ano de 1966.
Foto de Thomas J. Abercrombie, National Geographic Image CollectionAbdullah, de 12 anos, nascido em Meca, cuida dos camelos após levá-los para um passeio no deserto fora de Iambo, Arábia Saudita. Os proprietários de camelos saudáveis contratam jovens garotos para cuidar de sua cáfila, conforme indica a legenda original dessa fotografia de 2013.
Foto de John Stanmeyer, National Geographic Image CollectionUm grupo de amigas se encontra para um brunch em um restaurante localizado em uma cobertura em Riade, 2016. Uma delas é dentista e blogueira, a outra é nutricionista.
Foto de Lynsey Addario, National Geographic Image CollectionUm grupo de mulheres sauditas tira uma selfie em comemoração pela conquista do prêmio em um concurso de leitura local em Saihat, Arábia Saudita, no ano de 2016.
Foto de Tasneem Al SultanUm grupo de homens vai ao mercado local próximo à mesquita após as orações de sexta-feira em Riyadh, Arábia Saudita, 2017.
Foto de Tasneem Al SultanA instrutora de kickboxing e boxe, Halal Alhmrani, de 38 anos, treina em sua casa em Gidá, 2014.
Foto de Lynsey Addario, National Geographic Image CollectionUma mulher faz uma caminhada no deserto, a 80 quilômetros do norte de Gidá. Ela segura o seu cabelo contra o vento para tirar uma selfie. Fotografia tirada em 2014.
Foto de Lynsey Addario, National Geographic Image CollectionVocê também pode se interessar
‘Estamos sofrendo, estamos sofrendo’: dor e indignação se misturam em Minneapolis, nos EUA
Fotos: Novo coronavírus obrigou o Irã a fazer uma pausa dramática
Conheça 20 atrações e tesouros escondidos de Quioto
25 lugares onde as mulheres estão no comando
Fotos: Apartheid, na África do Sul, acabou há 29 anos — o que mudou?