Mergulhe em algumas das praias mais incríveis da América do Sul
Explore as belas areias da Baía do Sancho, as geladas águas da Laguna Torre e todas as maravilhosas praias dessa região do continente.
Publicado 6 de dez. de 2018, 15:07 BRST

Ao passo que nadar em águas glaciais com icebergs ao fundo pode estar fora dos seus planos, conhecer a Laguna Torre, na Patagônia, vale a pena apenas pela vista. A caminhada de cerca de 8 quilômetros até a praia é fácil e a rota inclui um sinuoso bosque de lengas que se abre, oferecendo uma vista deslumbrante do Cerro Torre—uma montanha de granito coberta de gelo que já foi considerada impossível de escalar.
Foto de Beth Wald, Nat Geo Image CollectionTodo ano, na primavera, as fortes chuvas da Amazônia transformam as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em milhares de lagoas de água cristalina de tirar o fôlego. Rachel Robar, especialista da Audley Travel em turismo no Brasil, sugere o simpático povoado de Atins para hospedagem, que fica a menos de 1,6 quilômetro de três pontos ideais para banho e kitesurfing: as lagoas dos Lençóis, o Rio Preguiças e o Oceano Atlântico.
Foto de Alex Saberi, Nat Geo Image CollectionAnakena, a única praia aberta para banho na Ilha de Páscoa, no Chile, foi o porto de chegada dos primeiros colonizadores polinésios da ilha. Esse exuberante trecho da costa com palmeiras, mar calmo e areia branca abriga oito moais icônicos, estátuas monolíticas esculpidas em rocha vulcânica pelo povo Rapa Nui. Não esqueça de levar dinheiro para saborear algumas empanadas à beira-mar.
Foto de Amy Toensing, Nat Geo Image CollectionNo Uruguai, no topo de uma península sem estradas, na costa do Atlântico, está localizada Cabo Polonio—uma cidade litorânea hippie sem eletricidade ou água encanada, mas com ótimas vibrações: areia, sol e frutos do mar frescos. Visite a Playa Sur ou a Playa Norte se você deseja um local para banho e fique atento para não perder a única colônia continental de lobos-marinhos do Uruguai.
Foto de Mike Theiss, Nat Geo Image CollectionSe o seu objetivo é presenciar águas cristalinas, areias aveludadas, golfinhos alegres, cachoeiras encantadoras e penhascos charmosos no Brasil, o seu destino é a Baía do Sancho. Localizada em um parque nacional marinho designado como patrimônio mundial pela UNESCO no arquipélago de Fernando de Noronha, o acesso à praia isolada se dá por meio de um conjunto de escadas íngremes de ferro.
Foto de Robert Harding, Alamy Stock PhotoUma das únicas cinco reservas de surfe do mundo, Huanchaco é a cidade natal do kitesurfing. Há mais de 3 mil anos, pescadores locais exploram as águas a bordo de caballitos de totora, belas embarcações feitas com junco de totora, uma planta nativa. Com uma pequena taxa, os visitantes podem tentar surfar em caballitos e degustar ceviche fresco, um prato originário de Huanchaco.
Foto de Sergi Reboredo, VW PICS/UIG/Getty ImagesA leste de Paramaribo, onde o Rio Maroni deságua no Oceano Atlântico, há um rústico vilarejo ameríndio e uma reserva ecológica chamada Galibi. Todo ano, de fevereiro a agosto, tartarugas-oliva e tartarugas-de-couro chegam à praia tropical de Glibi para fazerem seus ninhos e botarem seus ovos na areia. Dica de viagem: Não tire fotos com flash. Luzes artificiais atrapalham as fêmeas em processo de construção de seus ninhos.
Foto de Ariadne van Zandbergen, Alamy Stock PhotoA cerca de 3,8 mil metros acima do nível do mar, o Lago Titicaca, na Bolívia, é o lago navegável mais alto do mundo. A Isla del Sol, a maior das 41 ilhas do lago, é considerada o local de nascimento do deus do Sol dos antigos incas, o que torna suas praias o local ideal para absorver um pouco de vitamina D e assistir o sol se pôr atrás dos Andes cobertos de neve. Com pouco Wi-Fi e nenhum carro, a Isla del Sol certamente proporciona um refúgio nada tradicional.
Foto de Christian Franz Tragni, ReduxAo longo do tempo, as ondas do Pacífico esculpiram Punta Santa Maria, no Peru, criando a Playa Roja, uma praia larga entre penhascos amarelos acidentados. A areia vermelha da Playa Roja é feita de granodiorito rosado, uma rocha ígnea formada a partir de magma solidificado. Não perca a chance de observar flamingos, leões-marinhos, pinguins e geoglifos pré-históricos nos arredores da Reserva Nacional de Paracas.
Foto de Don Mammoser, Alamy Stock PhotoSamantha Gosselin, especialista em turismo colombiano da Thompson Travel, recomenda as Ilhas Rosário como um lugar perfeito para "crianças de todas as idade, sendo possível observar peixes exóticos, construir castelos de areia, andar de caiaque ou simplesmente relaxar após um quente e agitado passeio à cidade de Cartagena". Mergulhe com snorkel próximo à costa para observar mais de 1,3 mil espécies de plantas e animais aquáticos, ou deixe as crianças cavarem a areia em busca de tesouros enterrados enquanto você nada nas águas calmas e quentes da praia da Ilha do Pirata.
Foto de Wolfgang Kaehler, LightRocket/Getty ImagesOs cerca de 144 quilômetros de areia e palmeiras de Shell Beach abrigam quatro espécies diferentes de tartarugas marinhas (a tartaruga-de-couro, a tartaruga-verde, a tartaruga-de-pente e a tartaruga-oliva), mas outras criaturas notáveis também habitam essas paisagens. Embora não seja fácil chegar até Shell Beach—ônibus, barco e caminhada fazem parte da lista—os visitantes conseguem avistar onças, peixes-bois, bugios, guarás e botos pelo caminho.
Foto de Danita Delimont, Alamy Stock PhotoA falta de palmeiras e coquetéis tropicais em Punta Tombo, na Argentina, é compensada por mais de um milhão de adoráveis pinguins-de-magalhães. Devido a uma área de proteção marítima próxima à península, há uma grande quantidade de camarão, anchova e merluza para sustentar a numerosa colônia. Novembro é a época ideal para ver os filhotes felpudos exibirem seu andar característico.
Foto de Ben Roberts, Panos Pictures, ReduxA quase 1,1 mil quilômetros a oeste do território continental do Equador, estão as praias de Tortuga Bay, baía localizada na Ilha de Santa Cruz. Kelsey Wenger, gerente da REI Galápagos Adventures, sugere explorar Tortuga de caiaque, o que considera ser uma "forma tranquila de observar de perto tartarugas-verdes, tubarões-galha-branca, arraias e peixes tropicais em seus habitats naturais". Caso queira mais tranquilidade e mais vida selvagem, finalize o seu dia tomando sol na praia com iguanas-marinhas.
Foto de André Schumacher, Laif, ReduxCom um passeio de funicular pela colorida Valparaiso fica fácil entender por que o poeta Pablo Neruda adorava essa cidade do litoral do Chile. Valpo dá acesso a mais de 30 praias diferentes e pequenos vilarejos à beira-mar ou balneários. Visite Zapallar para presenciar ondas calmas e visitar mansões históricas, em Isla Negra faça um tour pela casa de praia de Neruda ou visite Quintay que possui enseadas abrigadas por montanhas e trilhas na praia em meio a árvores de eucalipto.
Foto de Rodrigo Gomez Rovira, Agence VU, Redux