Inspire-se com 25 fotografias deslumbrantes da vida em Cuba
Conheça o interior desta ilha caribenha de cores vibrantes, sobrados rústicos e vida silvestre impressionante.
Publicado 8 de jan. de 2019, 15:14 BRST

PINAR DEL RÍO
Um camponês cubano com uma vara rústica improvisada em uma lagoa maravilhosa coberta de plantas aquáticas. Esta cena caribenha lembra os esquimós pescando através de um pequeno furo no gelo.
Foto de Yoandy Robaina, National Geographic Your ShotHAVANA
No verdadeiro estilo cubano, um homem fuma um charuto à luz sorrateira de um bar tradicional de Havana.
Foto de Dan Mirica, National Geographic Your ShotVARADERO
Turistas observam a tempestade da tarde se formar sobre a praia de Varadero. Essa cidade cubana tem ventos e chuvas frequentes durante os meses de verão.
Foto de Giovani Cordioli, National Geographic Your ShotHAVANA
A jovem na parte de trás desse antigo carro dos Estados Unidos retrata o humor de uma tarde em Havana.
Foto de Michael Drost- Hansen, National Geographic Your ShotSANTIAGO DE CUBA
Estes cubanos fazem a cerimônia do canhão ao pôr do sol em Santiago de Cuba. Um ritual semelhante realizado em Havana faz parte das ricas tradições de Cuba. Desde o século 18, os cubanos disparam um canhão todos os dias às 9h da manhã na antiga Fortaleza San Carlos de la Cabaña. A única exceção ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando o ritual foi suspenso para economizar pólvora. As retumbantes cerimônias reiniciaram em 1945.
Foto de Giacomo Federici, National Geographic Your ShotCAMAGÜEY
O velocímetro não funciona mais neste carro dirigido pelas sinuosas ruas de Camagüey. A moderna boneca de hula-hula havaiana e a placa de táxi amarela no painel parecem se somar à atmosfera pitoresca de viagem no tempo do Chevrolet 1950, sob o pano de fundo de uma Cuba antiga e talvez dilapidada, porém não esquecida.
Foto de Lorraine Yip, National Geographic Your ShotHAVANA
Os carros de cores fortes, típicos de Havana, formam um contraste nítido com os prédios antigos e decadentes. Os moradores se orgulham desses veículos chamativos, mantendo-os impecáveis e usando-os com frequência como táxis para conduzir os turistas pela cidade envelhecida.
Foto de Tony Wallbank, National Geographic Your ShotHAVANA
As cores, o calor e a população de Cuba convergem em uma harmonia mágica, deixando visitantes com uma inesquecível sensação de nostalgia. As sombras dançando na escadaria peculiar criam uma bela cena.
Foto de Rodrigo Contreras Ruvinskis, National Geographic Your ShotPINAR DEL RÍO
Perto do rio, a queima da palha forma uma neblina momentânea conforme o vento muda de direção, um guajiro cubano, ou produtor rural, tenta atravessar o rio com seu leal cavalo.
Foto de Yoandy Robaina, National Geographic Your ShotPLAYA JIBACOA
Dois produtores rurais embrenhados na Serra Esmabray de Cuba, perto da cidade de Jibacoa, lavram a terra na lateral de um monte íngreme, supostamente para plantar mandioca. A raiz dessa planta é um ingrediente importante na culinária cubana.
Foto de Wilder Mendez || https://yourshot.nationalgeographic.com/profile/492395/, National Geographic Your ShotVARADERO
Nenhuma nuvem de tempestade atrapalha o magnífico céu com o pôr do sol sobre as brilhantes águas de cor turquesa de Varadero.
Foto de Kiev St-Amand-Meunier, National Geographic Your ShotSANTIAGO DE CUBA
Um misto de emoções paira no ar após a morte de Fidel Castro. O funeral dele foi acompanhado de um longo e doloroso período de luto de jovens e dos mais velhos. Alguns gritavam palavras de ordem, enquanto outros levantavam faixas e ficavam em silêncio, em sinal de respeito.
Foto de Cristina Cosmano, National Geographic Your ShotHAVANA
Um jovem em Havana transformou o pátio da frente da casa dos pais em uma barbearia improvisada ao ar livre. Os clientes aguardam a vez enquanto os irmãos do rapaz observam alegres.
Foto de Mike Kai, National Geographic Your ShotHAVANA
Embora a dança seja, com frequência, uma manifestação pessoal à música, ela também pode ser uma ferramenta educativa para expressar a história e a religião, como no caso dessa dança cubano-africana.
Foto de P Warner, National Geographic Your ShotHAVANA
Os raios da manhã, uma leve brisa e os sons de Havana atravessam a janela aberta desta casa particular, uma pousada cubana ou acomodação em residência particular para visitantes. Casas particulares permitem aos viajantes experiências únicas e pessoais diferentes daquelas de hotéis tradicionais.
Foto de Danny Klimetz, National Geographic Your ShotTRINIDAD
Meninos voltam para casa pelas ruas de paralelepípedo depois de um dia na escola.
Foto de Francesca Torracchi, National Geographic Your ShotHAVANA
Os chamativos carros antigos característicos de Havana percorrem os dois sentidos da El Malecón, a famosa avenida agitada ao longo da costa de Cuba.
Foto de Adam Zaff, National Geographic Your ShotTRINIDAD
À luz do fim de tarde, depois de entregar uma carga, um homem inicia uma conversa breve, mas expressiva com uma senhora que observa da porta de sua casa.
Foto de Chris Upton, National Geographic Your ShotVIÑALES
No início da manhã, o orvalho ainda recobre a grama da fazenda de tabaco conforme o sol começa a subir. Um trabalhador em seu cavalo inspeciona a propriedade, cumprimentando os pedestres.
Foto de Marian Plaino, National Geographic Your ShotHAVANA
Um grupo de idosos joga dominó no centro comunitário em Havana. Dominó ainda é o passatempo predileto de muitos idosos em Cuba.
Foto de Dotan Saguy, National Geographic Your ShotHAVANA
Um motorista cubano passa pela rodovia beira-mar El Malecón, espirrando a água respingada das ondas e ostentando um radiante carro turquesa dos Estados Unidos da época da pré-revolução.
Foto de Alper Uke, National Geographic Your ShotJARDINES DE LA REINA
Crocodilos americanos podem ser encontrados nos mangues de Jardines de la Reina. Um fotógrafo tira este retrato ao praticar mergulho próximo ao perigoso predador.
Foto de Robert Smits, National Geographic Your ShotHAVANA
Um motorista estaciona seu táxi azul-petróleo sob as delicadas flores cor de rosa de uma árvore em florescimento em um parque de Havana.
Foto de Pete Johnson, National Geographic Your ShotJARDINES DE LA REINA
Os melhores pores do sol na reserva marinha de Cuba, Jardines de la Reina, são aqueles usufruídos de pouco abaixo da superfície, onde a hora crítica proporciona um novo significado ao nome “tubarões-seda”. A abundância desses predadores é sinal certo de um ecossistema saudável. Existe uma beleza arrebatadora a ser encontrada no topo da cadeia alimentar.
Foto de Maya Santangelo, National Geographic Your ShotHAVANA
Outro dos icônicos conversíveis berrantes e bem cuidados de Havana passa pelo semáforo durante um pôr do sol empolgante.
Foto de Emily Dahl, National Geographic Your Shot