Você tem medo de quê? Criaturas imaginárias alimentam pesadelos em todo o mundo
Monstros podem parecer coisa do passado, mas esse recurso foi e ainda é utilizado pelo homem para compreender o inexplicável.
Publicado 18 de nov. de 2019 17:00 BRT

A batalha entre João e os gigantes vai muito além do pé de feijão. Em um dos muitos contos ingleses sobre “João”, um gigante galês de duas cabeças concorda em abrigar João por uma noite, mas o garoto ouve sem querer o plano do gigante, que pretende espancá-lo até a morte. João coloca um boneco em sua cama e sobrevive até o dia seguinte. Durante o café da manhã, João engana o gigante e faz com que ele corte sua própria barriga.
Foto de Science History Images, Alamy
Segundo a lenda japonesa, o peixe-gato gigante Namazu vive sob o santuário de Kashima, na província de Hitachi, causando terremotos sempre que se move.
Foto de The History Collection, Alamy
Com o rosto de um leão, a cauda de uma serpente e espinhos afiados, o dragão Tarasque aterrorizou uma região do sul da França até que, como diz a lenda, Santa Marta o domesticou. Quando ela descobriu o dragão na floresta, que devorava um homem morto, jogou água benta nele e fez o sinal da cruz. Depois que o animal foi dominado, os moradores do local o mataram.
Foto de The Picture Art Collection, Alamy
Na lenda árabe de Simbad, o Marujo, um pássaro chamado Roc levanta um elefante do chão com suas garras. A inspiração para a gigante criatura alada pode ter vindo de um pássaro pré-histórico de Madagascar que tinha mais de três metros de altura.
Foto de The Picture Art Collection, Alamy
A criatura azul com uma faca na boca, que adorna esse escudo cerimonial feito de penas, pode ser Ahuitzotl, um animal aquático místico com interesse especial em unhas, olhos e dentes humanos. Acreditava-se que o escudo havia pertencido a um governante asteca batizado em homenagem ao monstro.
Foto de Werner Forman, Universal Images Group, Getty
Parte corvo e parte criança morta, o Tupilak da mitologia inuíte da Groenlândia era convocado por xamãs para causar danos em nome deles.
Foto de Hip, art Resource, Ny
Em Ilíada, Homero descreve a quimera como um monstro que cospe fogo, com cabeça de leão, cabra e cobra. Para matá-lo, o herói Belerofonte joga dentro de sua boca uma lança com um pedaço de chumbo na ponta. O chumbo derreteu em sua garganta ardente e sufocou a fera.
Foto de The Met Museum of Art
Segundo a lenda japonesa, em noites calmas, um gigante sombrio chamado Umi bozu, ou “monge do mar”, sobe das profundezas do oceano e afunda as embarcações de marinheiros sem sorte. Acredita-se que os monstros sejam as almas de padres que se afogaram.
Foto de Stephen Hamilton, Bridgeman Images
Na mitologia greco-romana, as harpias eram espíritos do vento com o corpo de um pássaro e o rosto de uma mulher. Em mitos posteriores, elas se tornaram figuras repugnantes que deixavam um odor extremamente desagradável por onde passavam.
Foto de Charmet, Bridgeman Images
As máscaras de transformação usadas pelo povo Kwakwaka'wakw da Colúmbia Britânica durante cerimônias potlatch geralmente representam o pássaro-trovão, um ancestral da tribo que pode assumir a forma humana. Diz-se que o pássaro-trovão dispara raios de seus olhos e causa trovões quando bate suas asas.
Foto de <b> </b>musée du quai Branly - Jacques Chirac, Dist. RMN-Grand Palais/Art Resource, NY
No folclore eslavo, a Vodyanoi é uma fada aquática maldosa que vive no fundo de lagoas, lagos e mares. A criatura envelhece com o ciclo lunar, tornando-se jovem novamente a cada nova lua.
Foto de Bridgeman Images
Na tradição mesopotâmica, o herói Ninurta deve enfrentar vários oponentes, incluindo o Carneiro Selvagem de seis cabeças, o Rei das Palmeiras e a serpente de sete cabeças, como nesta imagem. Acredita-se que Ninurta seja a inspiração para a lenda grega de Hércules e as 12 provas que ele deve superar, incluindo matar Hydra, que possui várias cabeças.
Foto de Zev Radovan, Bridgeman Images
O Nacken escandinavo é um músico magistral que atrai mulheres e crianças para a água com suas melodias. Os habitantes locais podem sacrificar animais de cor preta e tirar gotas de seu próprio sangue para oferecer a esse espírito em troca de talento musical.
Foto de Fine Art Images, Heritage Images, Getty
Mergulhadores movimentam uma isca de sangue de vaca pelo Lago Ness, na Escócia, tentando atrair o famoso monstro “Nessie” ao alcance das câmeras. Embora sejam escassas as evidências científicas sobre monstros modernos, como o monstro do Lago Ness, Pé Grande e Homem-Mariposa, entusiastas ainda seguem buscando.
Foto de Emory Kristof, Nat Geo Image Collection
Você também pode se interessar
História
Bravas e destemidas: conheça as 9 mães mais batalhadoras da história
História
Nove poderosos reinos antigos que você provavelmente nunca ouviu falar
História
Imagens revelam os danos deixados por armas nucleares
Cultura
Visite com a gente os museus mais bonitos do mundo (um deles está no Brasil)
História
Imagens: mina de 11 mil anos no interior de caverna submersa surpreende arqueólogos