Animais

10 imagens impressionantes de elefantes

No Dia Mundial dos Elefantes, homenageamos esse carismático – mas criticamente ameaçado – animal. Quarta-feira, 8 Novembro

Por Brian Clark Howard
Fotos de Michael Nichols

Desde 2012, no dia 12 de agosto é celebra-se o Dia Mundial dos Elefantes. É hora de homenagear esse enormes animais e refletir sobre sua condição.

“Os elefantes são amados, reverenciados e respeitados por pessoas e culturas de todo o mundo, mesmo assim, perigamos presenciar as últimas dessas magníficas criaturas”, diz o site oficial da data, criada pela conservacionista canadense Patricia Sims e pela Fundação de Reintrodução de Elefantes da Tailândia.

Mais de cem organizações do mundo inteiro celebram o Dia Mundial do Elefante com eventos e campanhas na mídia, envolvendo milhões de pessoas.

Elefantes e seus ancestrais outrora vagavam por boa parte da Terra, mas as populações selvagens estão hoje confinadas em pequenas áreas na África e na Ásia. Mortos impiedosamente por causa das valiosas presas de marfim, eles correm risco de extinção em consequência da caça furtiva, da perda de habitat e dos conflitos por território com humanos. 

“Em parte, admiramos os elefantes porque eles demonstram o que consideramos as melhores virtudes dos humanos: empatia, autoconsciência e inteligência social”, disse o editor da revista Vanity Fair, Graydon Carter. “Mas a forma como os tratamos põe em evidência o que existe de pior no comportamento humano.”

Continuar a Ler