Foto mostra o exato momento em que o sapo engole uma cobra

Mas parece que a cobra ainda não estava pronta para desistir da vida.

Por Sarah Gibbens
Publicado 8 de nov. de 2017, 20:36 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

É difícil não simpatizar com uma cobra que está a caminho do estômago pegajoso de um sapo carnívoro.

Fotografia tirada no instante decisivo mostra a bizarra interação natural, quando a cobra é devorada por um enorme anfíbio verde.

A foto foi postada no Reddit e recebeu o justo título de “O último grito ao adentrar o abismo”. A imagem mostra duas bocas abertas em um dueto silencioso, enquanto a cobra, ao tentar respirar, vislumbra o mundo fora da garganta do sapo pela última vez.

Embora a foto tenha ressurgido recentemente, ela foi tirada há alguns anos, provavelmente na Austrália. Seja pelo fascínio com o desespero da cobra, ou pela enorme boca do sapo, as oportunidades para antropomorfizar essa imagem parecem sem fim.

A bióloga conservacionista e exploradora da National Geographic Jodi Rowley identificou a espécie no Twitter como uma Litoria caerulea, rã-arborícola-de-white. O animal é encontrado na Austrália e na Nova Guiné. A fêmea pode medir 10 cm, mas os machos são menores, medem até 7 cm.

O anfíbio se alimenta de sementes e insetos, mas já foram vistos comendo presas maiores, como ratos e outros sapos.

“Na verdade, isso está mais relacionado com a presa ser menor do que a boca do sapo e por ela atravessar o campo de visão do animal”, afirma Karen Lips, bióloga conservadora da Universidade de Maryland. Basicamente, se o sapo conseguir comer algo, ele provavelmente o fará.

Ela explicou que a maioria dos anfíbios, répteis e peixes engolem suas refeições inteiras, então, é comum ver barrigas protuberantes e presas esperneando enquanto presas na boca de um predador.

“Como cobras possuem corpos longos e finos, pode ter sido difícil para o sapo engolir de uma só vez”, explica Lips. É provável que o fotógrafo capturou a imagem no meio da deglutição e enquanto a cobra fazia um último esforço de fuga.

É difícil dizer se essa é uma refeição comum. Sem saber a origem da foto, não fica claro se ela foi tirada em cativeiro ou na natureza. Diversas espécies de sapos já foram vistas comendo cobras maiores que o próprio corpo.

Mas essa talvez seja a primeira vez que uma cobra foi fotografada tentando sair da boca de um sapo.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados