Qual o inseto mais forte em relação ao tamanho

Este minúsculo animal pode puxar um peso até mil vezes maior que o tamanho dele – o equivalente a um ser humano capaz de levantar dois caminhões de 18 rodas totalmente carregados.

Publicado 19 de abr. de 2023, 16:54 BRT

Um escaravelho adulto Onthophagus taurus.

Foto de Boris Loboda

O inseto mais forte que existe na natureza seria, comparativamente, muito mais poderoso do que o ser humano. Segundo um artigo publicado na conceituada revista Science, em 2010, o besouro da espécie Onthophagus taurus (pertencente à família Scarabaeidae) é capaz de carregar mais de mil vezes a sua própria massa corporal, sendo que seu comprimento que não passa de um centímetro.

Essa característica faz dele o inseto mais forte do mundo, sendo um terço mais forte do que os besouros da subfamília Dynastinae e centenas de vezes mais forte que as formigas. A única espécie animal que o supera, segundo a revista Science, é um ácaro conhecido como Archegozetes longisetosus

Um estudo publicado em 2007 pela revista de biologia The Company of Biologists afirma que este ácaro exerce uma força sobre seu hospedeiro equivalente a 1180 vezes sua massa corporal.

Por que o besouro Onthophagus taurus é tão forte?

A força desse besouro foi medida a partir de um estudo em que foi preso um fio de algodão às asas deste inseto.

O fio, então, foi conectado a uma polia (peça mecânica utilizada para transferir força e energia cinética) que estava ligada a um recipiente semelhante a um balde em miniatura. Em seguida, adicionaram-se gotículas de água para aumentar o peso do recipiente e ver se o inseto conseguiria puxá-lo.

Science explica que, no experimento, "o besouro de apenas 10 milímetros de diâmetro pode puxar até 1141 vezes sua própria massa corporal – o equivalente a um homem médio levantando dois caminhões de 18 rodas completamente carregados".