Qual é a função da tromba do elefante? Confira essa e outras curiosidades

Muito mais do que um nariz, a tromba do elefante é importante em vários aspectos para a vida do animal.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de mai. de 2023, 15:56 BRT

Um elefante do deserto caminha ao longo do leito de um rio seco nos arredores de Uis, na Namíbia.

Foto de Matt Moyer

A tromba do elefante é uma mistura de lábio superior e nariz alongado. Ela pode pesar mais de 140 quilos e auxilia o animal em muitos aspectos, que vão além da respiração. 

Segundo o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), primeiro projeto da organização sem fins lucrativos Global Sanctuary for Elephants (GSE) na América Latina, além de detectar odores a quilômetros de distância, a tromba também funciona como um grande braço musculoso. Ela tem um prolongamento parecido com um dedo, que permite ao elefante pegar galhos, folhas e frutas e levar até a boca para se alimentar.

O animal também usa seu “nariz” para beber água, mas não diretamente. Ele suga água pela tromba e depois a despeja na boca. Segundo o SEB, um elefante adulto pode armazenar até 12 litros de água por vez. 

O elefante também usa sua tromba para tarefas que exigem força, como derrubar uma árvore, afastar um enorme tronco, quebrar um galho ou até atacar oponentes. Entretanto, de acordo com o SEB, uma das principais funções da tromba do elefante é a comunicação.

Elefantes usam a tromba para carinhos, brincadeiras e brigas

A tromba de um elefante se projeta para fora de um caixote.

Foto de David Chancellor

Os elefantes são animais altamente sensíveis e carinhosos. Eles demonstram isso pelo toque. Nas interações entre membros do próprio bando, os elefantes se tocam propositalmente usando suas trombas, orelhas, presas, patas, rabos, e até o corpo inteiro, diz o santuário brasileiro.

Interações táteis entre elefantes ocorrem durante uma ampla gama de contextos, informa o SEB. Entre elas, momentos de agressividade, defesa, afiliação, sexo, diversão, cuidados com o outro e exploração. No caso do uso da tromba, por exemplo, ela pode ser usada para acariciar, tranquilizar ou ajudar um filhote, explorar o corpo de um membro da família, identificar um elefante morto e tocar ou empurrar outro elefante enquanto brincam. 

Em contextos de agressão ou defesa, um elefante também pode usar a tromba para dar uma bofetada ou bloquear o adversário. Ao enfrentar um predador, a tromba também serve para alcançar e tocar outro elefante para restabelecer sua confiança, informa o SEB. 

O som que o elefante faz

Como grandes comunicadores que são, os elefantes também fazem uso de sons (sinais acústicos) para trocar informações com outros da espécie. De acordo com o santuário brasileiro, os elefantes emitem sons propositais e de curto prazo, principalmente em situações imediatas ou para comunicações a longa distância. E a tromba é uma protagonista nisso. 

Dependendo da posição da tromba e da velocidade e duração do ar movimentando-se dentro dela, os elefantes podem produzir uma impressionante gama de sons de alta frequência, detalha o SEB. Entre eles, o chamado “trombeteio”, que é o som alto similar a uma trombeta. 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados