Um polvo comum, Octopus vulgaris.

Quantos tentáculos têm um polvo e quais são suas funções?

Os polvos são animais marinhos complexos e inteligentes. Descubra mais sobre eles e seus tentáculos.

Um polvo comum, Octopus vulgaris.

Foto de David Liittschwager
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de out. de 2023, 08:00 BRT, Atualizado 5 de abr. de 2024, 15:10 BRT

Acredita-se que os polvos sejam a espécie mais inteligente de todos os animais invertebrados, como explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido), a ponto de serem admirados por sua capacidade cognitiva.

Eles também costumam ser objetos de documentários (como alguns disponíveis no Disney+) e livros sobre como vivem, entre os quais está o best-sellerOther Minds: The Octopus, the Sea, and the Deep Origins of Consciousness” (“Outras Mentes: O Polvo, o Mar e as Origens Profundas da Consciência”, em tradução livre), de 2016, e escrito pelo filósofo e professor australiano Peter Godfrey-Smith.

Em seu livro, Godfrey-Smith – que também é mergulhador – explora justamente as curiosidades, a inteligência e as funcionalidades dos polvos. Para conhecer mais sobre esse interessante e complexo molusco, descubra quantos tentáculos eles têm e quais são suas principais funções. 

Quantos tentáculos tem um polvo? 

Todos os polvos têm oito tentáculos flexíveis, de acordo com a Britannica, sendo que cada um deles possui cerca de 300 ventosas divididas em duas fileiras

O polvo comum (Octopus vulgaris) tem a cabeça ligeiramente mais pronunciada em relação ao corpo e dois olhos grandes. Outras espécies de polvos possuem certas variações físicas – mas nunca no que se refere a seus tentáculos. Vale ressaltar todas as espécies são animais invertebrado.

Esses moluscos variam muito, por exemplo, quanto ao tamanho: a menor espécie de polvo (o Octopus arborescens) tem cerca de 5 centímetros de comprimento, enquanto a maior espécie, o polvo gigante rosa-avermelhado do Pacífico (Enteroctopus dofleini), pode chegar a 5,4 metros de comprimento e ter uma envergadura de braço de quase 9 metros, conforme detalha a Encyclopædia Britannica.

Quais as funções dos tentáculos dos polvos? 

De acordo com o artigo “Como o polvo consegue controlar de forma tão eficiente seu corpo flexível e cheio de tentáculos?”, publicado no site da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), referência educacional no Brasil, cada tentáculo do polvo possui duas fileiras com várias ventosas carnudas que têm um grande poder de retenção.

A combinação da flexibilidade de seus tentáculos e das ventosas permite aos polvos agarrar e examinar qualquer coisa e é um diferencial entre os animais marinhos.

Assim, o polvo usa os seus tentáculos para diferentes funções, como pegar alimentos e levá-los à boca, abrir conchas, apanhar animais escondidos entre corais ou embaixo de pedras e, ainda, executar variados tipos de movimento.

Por que este polvo carrega uma concha para todo lugar?
Cefalópodes não são conhecidos por usarem ferramentas, mas esta espécie vai surpreender você.

Os tentáculos também são usados para a locomoção, já que os polvos se movimentam rastejando pelo fundo do mar. No entanto, segundo explica a Encyclopædia Britannica, quando se assustam eles podem se mover rapidamente para trás.

(Talvez você se interesse por: Polvo esperto tenta roubar iscas de pescador)

As ventosas dos tentáculos dos polvos também possuem diversos receptores sensoriais – especialmente na ponta, sendo capazes de reconhecer texturas e sabores. É por meio delas que o polvo sente o gosto do ambiente em que está e dos objetos que encontra, segundo explica o artigo da Unesp. 

Uma curiosidade sobre esse animal, é que quando os polvos se sentem ameaçados, eles ejetam de seu sifão um líquido escuro – sendo que essa substância quando produzida por algumas espécies do molusco, pode até paralisar os órgãos sensoriais do (possível) agressor.

A ADW (Animal Diversity Web – banco de dados sobre animais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos) explica que os polvos comuns são encontrados em águas tropicais, subtropicais e temperadas entre a superfície e uma profundidade de 100 a 150 metros. Por conta disso, eles são facilmente vistos nos Oceanos Atlânticos e Pacífico (perto do Japão) e no Mar Mediterrâneo, sendo animais bem populares em várias partes do mundo.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados