Os 3 fatos surpreendentes sobre os guepardos

Desvende algumas características desconhecidas desses animais ágeis e temidos no mundo selvagem, e que têm sua efeméride garantida: o Dia Mundial do Guepardo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de dez. de 2023, 00:00 BRT
Guardas florestais da Reserva Nacional de Samburu, no Quênia, ficam de olho em uma jovem guepardo à ...

Guardas florestais da Reserva Nacional de Samburu, no Quênia, ficam de olho em uma jovem guepardo à medida que ela fica mais fraca e angustiada.

Foto de Nichole Sobecki

Você sabia que o guepardo é o animal terrestre mais rápido? De acordo com especialistas, esse felino é capaz de atingir velocidades de mais de 110 quilômetros por hora em pouco mais de três segundos. Mas isso não é tudo: há outros fatos incríveis sobre essas criaturas. 

Uma boa ocasião para descobrir outras características interessantes sobre eles é o Dia Mundial do Guepardo, que é comemorado em 4 de dezembro

O dia marca o aniversário do nascimento de Khayam, um filhote de guepardo treinado para o primeiro projeto de reconstrução de pesquisa, diz o Cheetah Conservation Fund, uma organização fundada na Namíbia que visa conservar o animal em seu habitat natural.

A que horas do dia o guepardo caça?

Diferentemente de outros grandes felinos, os guepardos são diurnos. Eles caçam no início da manhã e no final da tarde,  e evitam a tarefa à noite, explica o Cheetah Conservation Fund.

De acordo com a organização de conservação, esses animais passam a maior parte do tempo dormindo e são minimamente ativos durante as horas mais quentes do dia. Eles geralmente ficam em locais com sombra, onde descansam sob a proteção de grandes árvores. 

Um visual único: as características da pelagem do guepardo

O guepardo se diferencia de outros  felinos, como leopardos ou onças-pintadas, pelas manchas pretas sólidas que compõem sua pelagem, cuja cor varia de um marrom claro ao dourado profundo. Em outros animais, essas manchas são abertas.

Além disso, como característica distintiva de outras espécies, o guepardo tem listras pretas que vão dos olhos até a boca. Acredita-se que essas listras protejam os olhos do brilho do sol e ajudem o animal a se concentrar na presa a longas distâncias.

Qual é a função da cauda do guepardo? 

A cauda do guepardo termina em um tufo espesso de pelos com cinco ou seis anéis escuros. Essas marcas proporcionam excelente camuflagem durante a caça e dificultam sua detecção por outros predadores. 

Acredita-se que a cauda do guepardo também seja um dispositivo de sinalização que ajuda os filhotes a seguir suas mães na grama alta, conta o Cheetah Conservation Fund. 

Além disso, a cauda longa e musculosa do guepardo funciona como um leme, estabilizando-o e agindo como contrapeso ao seu volume corporal. Movê-la para frente e para trás para se ajustar continuamente ao movimento da presa permite que ela faça curvas bruscas e acentuadas durante perseguições em alta velocidade.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados