Por que o guepardo é o animal terrestre mais rápido do mundo?
Uma chita vagueia pelas planícies da Reserva Nacional Masai Mara, no Quênia.
Quando você pensa em animais velozes, o guepardo deve ser o primeiro que aparece em sua mente. E você não está errado, o guepardo é considerado o animal terrestre mais rápido do mundo, atingindo até 110 km/h, segundo a Cheetah Conservation Fund, organização fundada na Namíbia com o objetivo de conservar esse animal na natureza.
O que torna o guepardo tão rápido?
De acordo com a organização, o guepardo tem o corpo todo adaptado para a velocidade. A estrutura corporal do felino conta com uma espinha flexível, garras semi-retráteis, pernas e cauda longas que permitem passos de até sete metros de comprimento.
Além disso, o guepardo tem músculos especializados que permitem um maior balanço dos membros, aumentando a aceleração.
Outros detalhes também favorecem a corrida dos guepardos. Sua patas tem almofadas mais duras e menos arredondadas do que as dos outros grandes felinos, proporcionando maior tração em curvas rápidas e fechadas.
Suas garras, mais parecidas com a de um cachorro do que a de um felino, de acordo com a Cheetah Conservation Fund, agem como travas de um sapato de corrida, segurando o solo e dando mais tração para o animal aumentar sua velocidade.
Guepardos perseguem suas presas em alta velocidade
Os guepardos não só correm rápido, como conseguem manter a velocidade enquanto perseguem suas presas.
Assista ao veloz ataque de um guepardo:
De acordo com a organização de conservação, o que permite as perseguições em alta velocidade é a flexibilidade da coluna do guepardo, que é única, e permite que os ombros se movam livremente.
Além disso, sua cauda longa e musculosa que atua como um leme, estabilizando e agindo como um contrapeso para o corpo. Os guepardos balançam a cauda para frente e para trás, ajustando-se continuamente ao movimento da presa, o que permite curvas fechadas e repentinas.