A curiosa ave que faz danças complexas para conseguir o acasalamento
O animal – que pode ser encontrado em diferentes partes do mundo – corteja seu parceiro se movendo de forma organizada. Descubra que ave é essa.

Os mergulhões são aves territoriais, especialmente durante a época de reprodução.
Uma ave aquática que mede entre 50 e 90 centímetros de comprimento, tem pescoço longo, reto e branco, uma plumagem vistosa e, aparentemente, é um bom parceiro de dança. Trata-se do mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus), o maior exemplar da família dos mergulhões e grebes, como descrevem a Aquae Foundation (organização que promove a educação e a sustentabilidade) e a SEO/BirdLife, uma ONG ambiental espanhola que busca conservar a biodiversidade das aves.
Conhecida pelo nome de "somorgujo" – palavra em espanhol que significa "debaixo d'água" – o mergulhão vive submergindo e chega a permanecer por cerca de um minuto dentro d’água, detalha a Aquae. Mas afinal, que animal é esse, onde ele vive e por que ele dança para conquistar sua parceira?
(Leia também: Conheça 4 animais raros encontrados em lugares remotos do planeta)
A curiosa dança do mergulhão para cortejar sua companheira
O mergulhão-de-crista é um tipo de ave territorial que, durante a época de reprodução, defende sua área e seu parceiro de forma agressiva, diz um artigo da National Geographic Espanha intitulado “Amor de somormujo” (“Amor de mergulhão”, em tradução livre).
Um dos fatos mais curiosos sobre essa ave é seu impressionante e complexo cortejo nupcial, observa o artigo. Durante esse encontro, os casais andam (movem diferentes partes de seus corpos) enquanto nadam. Eles agitam suas penas, movem suas cabeças e encaram as bochechas um do outro ao mesmo tempo, imitando um ao outro.
No final da dança, os dois pássaros encostam o peito um no outro e, com o bico, seguram plantas aquáticas que arrancaram do fundo de lagos ou rios, acrescenta a Aquae Foundation.
Para completar a imagem romântica: quando estão de frente um para o outro, seus corpos formam um coração graças à curvatura de seus pescoços.

O mergulhão tem um pescoço longo, reto e branco, com plumagem colorida na cabeça e nas bochechas.
Onde vive o mergulhão-de-crista?
Essa espécie de mergulhão habita vários países, incluindo a Grã-Bretanha, a Europa Ocidental, a Irlanda, além das partes sul e leste de Nova Zelândia, África e Austrália, diz o Animal Diversity Web, um banco de dados online de história natural da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Vive especialmente em habitats aquáticos, como lagos, pântanos, lagoas, baías e rios de fluxo lento. Nesses locais e ao longo das margens, a vegetação deve estar presente para que o mergulhão encontre um local de nidificação adequado, acrescenta a ADW.
Nessas paisagens, a ave obtém seu alimento mergulhando, sendo o amanhecer e o anoitecer os momentos em que mais come, pois sua presa está mais próxima da superfície, descreve o banco de dados de animais.
O mergulhão-de-crista tem uma dieta variada, comendo principalmente peixes grandes, bem como larvas, anfíbios adultos, moluscos e crustáceos, acrescenta o banco de dados.
