Morreu Thomas Lovejoy, biólogo que cunhou o termo ‘diversidade biológica’

O Explorador da National Geographic faleceu aos 80 anos no fim de 2021. Ele publicou a primeira estimativa de taxas globais de extinção.

Por Christine Dell'Amore
Publicado 4 de jan. de 2022, 13:40 BRT
Thomas Lovejoy, um dos principais biólogos conservacionistas do mundo, trabalhou na intersecção das áreas da ciência ...

Thomas Lovejoy, um dos principais biólogos conservacionistas do mundo, trabalhou na intersecção das áreas da ciência e política ambiental.

Foto de Dylan Coulter

Thomas Lovejoy, famoso biólogo conservacionista norte-americano que cunhou o termo “diversidade biológica” em 1980, faleceu no dia 25 de dezembro, aos 80 anos. Lovejoy morava no norte do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, e passou mais de 50 anos trabalhando na Floresta Amazônica. Nesse período, fundou a Amazon Biodiversity Center, uma organização sem fins lucrativos que chamou a atenção de todo o mundo para as ameaças advindas do desmatamento tropical. Em 1971, recebeu o seu primeiro financiamento da National Geographic Society e em 2019 se tornou um Explorador da National Geographic.

“Conhecer Tom era conhecer um extraordinário cientista, professor, conselheiro e incansável defensor de nosso planeta”, disse Jill Tiefenthaler, CEO da National Geographic Society, em um depoimento. “Ele também foi um conciliador: reunia pessoas e organizações para preservar e proteger alguns de nossos ecossistemas mais frágeis e espécies fundamentais.”

Em 1980, ele também publicou a primeira estimativa das taxas globais de extinção, projetando corretamente que, no início do século 21, muitas espécies estariam extintas. Lovejoy era doutor em biologia pela Universidade de Yale, e trabalhou orientando três organizações diferentes, a Fundação das Nações Unidas, o Banco Mundial e outras organizações sobre como proteger as espécies e avançar no campo da biologia da conservação. Lovejoy atuava como professor de ciência e política ambiental na Universidade George Mason, na Virgínia, desde 2010. 

“Tom era um gigante no mundo da ecologia e conservação”, declarou Enric Sala, Explorador Residente da National Geographic. “Mas o mais importante: ele foi um grande mentor; era extremamente generoso com seus alunos, colegas e amigos.”

Apesar de totalmente focado em alguns dos desafios ambientais mais complexos do planeta, Lovejoy continuava otimista. “Estamos empenhados em resolver esse problema antes que fique totalmente fora de controle, e esse momento já está próximo”, disse Lovejoy à National Geographic em 2015, sobre as mudanças climáticas. “Há coisas que podemos fazer juntos. Existem novas possibilidades para inovar e obter energia. Existem soluções biológicas que beneficiariam a todos.”

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Saúde

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados