Sapinho que brilha secretamente no escuro descoberto na Mata Atlântica

O anfíbio do tamanho de uma unha do polegar perdeu 93% de sua cobertura florestal.

Por que antiga cidade de Cahokia foi abandonada? Novas evidências descartam uma teoria

Localizada próximo da atual cidade de St. Louis, em Illinois, nos EUA, Cahokia entrou em declínio repentinamente 600 anos atrás, e ninguém sabe o porquê.

Descubra como o café pode acelerar a recuperação de florestas

Resíduos do processo da produção de café podem contribuir para que florestas destruídas sejam recuperadas.

Por que gorilas machos batem no peito? Novo estudo oferece evidências curiosas

King Kong tornou esse comportamento famoso, mas cientistas ainda sabem pouco sobre por que os grandes símios realizam essa exibição de percussão.

Amazônia pode estar agravando mudanças climáticas, indica estudo inédito

A primeira análise extensa de todos os gases de efeito estufa que afetam a atividade natural na Amazônia — não apenas do CO2 — revela um sistema à beira do colapso.

Árvore-do-céu é uma terrível espécie invasora. Um fungo poderia solucionar o problema?

A árvore de crescimento rápido, nativa da China, também serve como um “hotel” para insetos não nativos prejudiciais, como as moscas da espécie Lycorma delicatula.

Na luta por demarcação de terra no Pará, indígenas enfrentam novas ameaças

Terra Indígena Maró é reivindicada pelos povos borari e arapium há 20 anos, mas esse e outros 16 processos que esperam por homologação do Ministério da Justiça estão travados. Enquanto isso, pressão de madeireiros e invasores continua.

Maior coruja do mundo está ameaçada de extinção — mas ainda há tempo de salvá-la

Encontrada na Rússia e em partes da Ásia, a população de corujas-pescadoras-de-blakiston está em declínio devido à perda de habitat e às mudanças climáticas.

Antonio Nobre: O planeta está enfermo – é preciso 'reajardiná-lo'

Em entrevista exclusiva, o cientista propagador da Teoria de Gaia fala sobre a importância da cosmovisão indígena e oferece uma solução simples para salvar o planeta das mudanças climáticas: replantar as trilhões de árvores que derrubamos.

Opinião: Rico é o país que protege seus manguezais

Em nome de um suposto desenvolvimento econômico, o governo removeu a proteção de mais de 1 milhão de hectares de manguezais em 2020. Mas esses ecossistemas geram maior valor agregado quando estão vivos, defende pesquisador.

Insetos estão desaparecendo a um ritmo alarmante – mas podemos salvá-los

Insetos são fundamentais para o planeta e nosso abastecimento alimentar, e cientistas afirmam que todos nós podemos ajudar a protegê-los.

Lêmures de Madagascar sob risco de extinção estão sendo mortos durante a pandemia

Dados preliminares mostram um cenário preocupante a esses animais e seu habitat.

Um paraíso no Brasil que (talvez) você ainda não conheça

Parque estadual repleto de biodiversidade na maior região de savana da América do Sul ostenta nascentes, dunas de areia e cachoeiras impressionantes.

Florestas tropicais estão demostrando resistência surpreendente ao aumento das temperaturas

Cientistas constataram que existe um percentual das florestas tropicais capaz de sobreviver ao aquecimento global — se não forem desmatadas.

Poeira do Saara faz mal à saúde – mas é crucial para a vida e o clima da Terra

Nuvem de poeira do Saara é uma versão superdimensionada daquelas que atravessam o Atlântico o tempo todo, transportando partículas que irritam os pulmões, mas também fertilizam a vida dos oceanos e a vegetação.

Restam apenas 30 destes primatas no mundo – e uma ponte de corda pode salvá-los

A ponte feita por humanos ajudou os gibões-de-hainan a atravessarem seu habitat destruído — mas os conservacionistas alertam que é apenas uma solução de curto prazo.

A floresta esquecida

Uma equipe internacional de pesquisadores lideradas pelo cientista Julian Bayliss viaja até uma floresta nunca antes visitada por humanos, em Moçambique. O trabalho dos cientistas é baseado em pesquisadas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que ganhou o Nobel da Paz em 2007.

Restaurar paisagem em áreas prioritárias pode evitar 71% das extinções e mitigar crise climática

Mapeamento global liderado por pesquisador brasileiro identificou áreas onde a regeneração da vegetação original seria mais efetiva para capturar carbono e conservar a biodiversidade.

Papagaios em cativeiro criam novos dialetos. Os parentes selvagens conseguem entendê-los?

A reprodução em cativeiro salvou esses pássaros falastrões da extinção, mas também mudou o modo como se comunicam, trazendo preocupações em relação ao seu futuro.