Sapinho que brilha secretamente no escuro descoberto na Mata Atlântica

O anfíbio do tamanho de uma unha do polegar perdeu 93% de sua cobertura florestal.

Por que gorilas machos batem no peito? Novo estudo oferece evidências curiosas

King Kong tornou esse comportamento famoso, mas cientistas ainda sabem pouco sobre por que os grandes símios realizam essa exibição de percussão.

Amazônia pode estar agravando mudanças climáticas, indica estudo inédito

A primeira análise extensa de todos os gases de efeito estufa que afetam a atividade natural na Amazônia — não apenas do CO2 — revela um sistema à beira do colapso.

Antonio Nobre: O planeta está enfermo – é preciso 'reajardiná-lo'

Em entrevista exclusiva, o cientista propagador da Teoria de Gaia fala sobre a importância da cosmovisão indígena e oferece uma solução simples para salvar o planeta das mudanças climáticas: replantar as trilhões de árvores que derrubamos.

Florestas tropicais estão demostrando resistência surpreendente ao aumento das temperaturas

Cientistas constataram que existe um percentual das florestas tropicais capaz de sobreviver ao aquecimento global — se não forem desmatadas.

Poeira do Saara faz mal à saúde – mas é crucial para a vida e o clima da Terra

Nuvem de poeira do Saara é uma versão superdimensionada daquelas que atravessam o Atlântico o tempo todo, transportando partículas que irritam os pulmões, mas também fertilizam a vida dos oceanos e a vegetação.

Papagaios em cativeiro criam novos dialetos. Os parentes selvagens conseguem entendê-los?

A reprodução em cativeiro salvou esses pássaros falastrões da extinção, mas também mudou o modo como se comunicam, trazendo preocupações em relação ao seu futuro.

Exploração de ouro na Amazônia provoca surtos de malária entre povos indígenas

A preocupante conexão entre desmatamento, mineração e malária pode desencadear surtos mais graves ainda em 2020.

Brasil Selvagem: navegue pela Mata Atlântica em 360

A água está no cerne da vida na Mata Atlântica, principal bioma de nossa Costa Verde. Em constante movimento e sob variadas formas, é a água que está sempre nutrindo e apoiando toda biodiversidade ligada a essa rica floresta. Você consegue ver o sapo?

Temporada movimentada de furacões no Atlântico pode gerar mais incêndios na Amazônia

As águas quentes do oceano provocam furacões na costa leste dos Estados Unidos, mas é provável que a Amazônia também sinta os efeitos.

Adorado pelos turistas, famoso gorila é morto por caçadores em Uganda

A morte de Rafiki, um macho de 25 anos, ocorreu após aumento das atividades ilegais em consequência do declínio do turismo no país.

Maiores e mais antigas árvores do mundo estão morrendo, deixando as florestas mais jovens

A vida selvagem e a capacidade das florestas de armazenar CO2 proveniente de combustíveis fósseis podem sofrer impactos significativos.

Com extrativismo sustentável, povos da floresta resistem ao desmatamento

Seringueiros, coletores de castanha e indígenas resistem às margens do rio Roosevelt, em uma das últimas porções de floresta contínua e preservada entre Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Retratos de luta e resistência nos caminhos da expedição Roosevelt-Rondon

No caminho da histórica expedição pelo rio Roosevelt, na Amazônia, ribeirinhos e indígenas tentam preservar seus modos de vida tradicionais e sustentáveis.

Fotos antigas mostram histórica expedição Roosevelt-Rondon na Amazônia

A convite do coronel Rondon, o ex-presidente dos Estados Unidos participou de uma expedição para mapear o então desconhecido Rio da Dúvida.

O esforço heroico para salvar a maior águia do mundo na Amazônia

Coletores de castanha-do-pará, proprietários de terras e operadores de ecoturismo estão unindo forças em um programa inovador para salvar o gavião-real.

Mico-leão-dourado

Símbolo da luta pela conservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, estima-se que haja 1,6 mil indivíduos desse simpático primata na natureza atualmente.

Como esta cientista trabalha para reabilitar o maior e mais raro macaco das Américas

Além de descrever quase tudo que sabemos sobre o criticamente ameaçado muriqui-do-norte, o esforço de 38 anos de pesquisas de Karen Strier ajudou a recuperar uma população em Minas Gerais e deu esperança de um futuro para a espécie.

Famosos lêmures de Madagascar correm risco de perder sua floresta até 2080

O desmatamento e as mudanças climáticas podem devastar grande parte das florestas tropicais, segundo novo modelo.