Quais os benefícios do chá matcha para a saúde?

O chá matcha produz efeitos antioxidantes e outros benefícios que foram estudados pela ciência.

Por Redação National Geographic
Publicado 3 de mar. de 2023, 17:49 BRT

O chá matcha vem da mesma planta do popularmente conhecido chá verde.

Foto de Robert Clark

O chá matcha vem da planta Cammelia sinsensis, assim como o chá verde, bastante conhecido popularmente. Apesar das semelhanças, há diferenças no cultivo e no preparo dos dois que tornam o chá matcha ainda mais benéfico para a saúde.

Em um artigo publicado, em 2020, na revista científica Nutrients, pesquisadores ligados à Universidade de Tóquio e a outras entidades do Japão apresentaram alguns aspectos da relação entre o chá matcha e a saúde.

Os autores do estudo chegaram à conclusão que tomar chá matcha diariamente traz um efeito benéfico no combate à deterioração cognitiva de mulheres idosas (público sobre o qual foi feito o estudo).

Isto é, a bebida retarda o declínio das funções cognitivas, ajudando, por exemplo, na memória.

No entanto, os pesquisadores ressaltaram que ainda não se sabe com precisão o composto bioativo responsável por esse efeito. Uma possibilidade levantada é que a explicação estaria nos componentes da vitamina K.

Outro artigo publicado na revista científica Molecules, em 2021, por pesquisadores da Pomeranian Medical University, da Polônia, explica que o chá matcha possui uma alta quantidade de substâncias com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

O estudo afirma ainda que os efeitos positivos do chá matcha influenciam tanto na saúde física quanto na mental, principalmente pela bebida ter uma alta concentração de catequinas (um tipo de antioxidante que se encontra no chá).

“Infelizmente, o impacto direto e os mecanismos responsáveis pelas propriedades do chá matcha ainda não foram explorados suficientemente”, revela o artigo, acrescentando que são necessários mais estudos para confirmar os benefícios.