5 alimentos para uma melhor capacidade intelectual

De acordo com a Escola de Medicina de Harvard, uma dieta saudável também pode trazer benefícios para o cérebro. Mas quais alimentos são os mais recomendados?

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de out. de 2022, 11:22 BRT

Filetagem de salmão é uma arte e uma habilidade de economia de custos em Seattle, Washington, EUA.

Foto de Corey Arnold

Não há uma única comida poderosa que garanta um cérebro afiado ao longo dos anos, a menos que se siga um padrão alimentar saudável com frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Esse hábito pode ser benéfico para melhorar a capacidade intelectual, segundo uma publicação da Escola de Medicina de Harvard (HMS, da sigla em inglês). 

Conforme declarado em seu site, a pesquisa mostra que os melhores alimentos para o cérebro são aqueles que protegem o coração e os vasos sanguíneos, incluindo: 

1. Vegetais verdes

“As verduras de folhas verdes como espinafre, couve e brócolis são ricos em nutrientes saudáveis ​​para o cérebro, como vitamina K, luteína, ácido fólico e beta-caroteno. Pesquisas sugerem que esses alimentos à base de plantas podem ajudar a retardar o declínio cognitivo”, explica o estudo. 

2. Peixes gordurosos

Segundo a publicação, eles são fontes abundantes de ácidos graxos ômega 3 e gorduras insaturadas. A recomendação é comer peixe pelo menos duas vezes por semana. Também se sugere a escolha de variedades com baixo teor de mercúrio. 

3. Bagas

Dando sequência ao artigo da HMS, os flavonóides, pigmentos vegetais naturais que dão às bagas (como uvas e pepinos) seus tons brilhantes, ajudam a melhorar a memória

4. Chá e café 

Em um estudo de 2014 publicado no The Journal of Nutrition, os participantes com maior ingestão de cafeína tiveram melhor desempenho em estudos de função mental, informa a publicação da Escola de Medicina de Harvard. Além disso, essas bebidas ajudam a solidificar novas memórias, de acordo com uma pesquisa da universidade norte-americana de Johns Hopkins. 

5. Castanhas

Por fim, recomenda-se consumir castanhas, pois são fonte de proteínas e gorduras saudáveis ​​e podem melhorar a memória. Por outro lado, são ricas em um tipo de ácido graxo ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico (ALA), que está associado a uma pressão arterial mais baixa e artérias mais limpas.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados