Os 6 benefícios do chá verde para o corpo

Desde ajudar a imunidade até melhorar o rendimento cognitivo, a bebida é conhecida mundialmente por trazer benefícios à saúde.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 8 de fev. de 2023, 16:54 BRT

Um sobrevivente dos ataques aéreos de Tóquio bebe chá verde.

Foto de Robert Clark

chá verde é uma das bebidas antioxidantes mais populares do mundo. Ela é produzida com folhas da planta Camellia sinensis, e seu consumo é benéfico para o corpo, segundo o livro Recent Advances in the Health Benefits of Tea, escrito por um grupo de pesquisadores e editado por Christophe Hano e Samantha Drouet, da Universidade de Orleans, na França.

A obra apresenta os efeitos positivos do chá verde, e a National Geographic selecionou alguns dos principais. Confira abaixo:

1. Propriedades antioxidantes

Os autores destacam que o chá verde com maiores concentrações de epigalocatequina-galato (principal bioquímico da bebida, também conhecido pela sigla ECGC) atua como um antioxidante capaz de inibir a formação de células cancerígenas. 

2. Proteção contra doenças cardiovasculares

“As pessoas que bebem ao menos três xícaras de chá verde por dia têm risco 2% menor de sofrer acidente vascular cerebral (AVC) em comparação com quem bebe menos de uma xícara por dia”, afirmam os pesquisadores no estudo.

Ainda de acordo com os pesquisadores, o consumo regular auxilia ainda na diminuição do risco de hipertensão e de problemas cardíacos.

3. Propriedades anticancerígenas

Os pesquisadores acrescentam que a ação do ECGC impede a carcinogênese (processo de formação do câncer) no trato digestivo. 

A baixa incidência de câncer em países como o Japão, por exemplo, em que o chá verde é consumido com frequência, está relacionada com os efeitos positivos do bioquímico presente na bebida, acreditam os cientistas.

4. Ação antiviral

“Os pacientes que sofrem de doenças infecciosas, incluindo a Covid-19, podem se beneficiar das características antivirais e imunomoduladoras do chá verde”, acrescenta o livro.

5. Propriedades anti-inflamatórias

Além de ajudar a inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, o EGCG presente na bebida “pode reduzir os efeitos secundários relacionados com inflamações”, comenta o estudo. Como exemplo, são citadas as que ocorrem nos pulmões, coração e fígado (como a hepatite).

6. Melhora cognitiva e prevenção de doenças neurodegenerativas

Outros benefícios apontados pelos autores da publicação são a melhora do rendimento cognitivo, a maior sensibilidade à insulina (algo positivo para o organismo), a prevenção da formação de amilóide cerebral e de doenças como o Mal de Alzheimer.

As propriedades do chá verde atraem cada vez mais atenção pelo seu potencial de aplicação na medicina preventiva e na indústria alimentícia, assim como por sua eficácia farmacológica e pela ausência de efeitos colaterais.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda há muito a ser estudado sobre essa bebida, seu mecanismo de ação e seus efeitos no organismo humano.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados