Os 6 benefícios do chá verde para o corpo
Desde ajudar a imunidade até melhorar o rendimento cognitivo, a bebida é conhecida mundialmente por trazer benefícios à saúde.
Um sobrevivente dos ataques aéreos de Tóquio bebe chá verde.
O chá verde é uma das bebidas antioxidantes mais populares do mundo. Ela é produzida com folhas da planta Camellia sinensis, e seu consumo é benéfico para o corpo, segundo o livro Recent Advances in the Health Benefits of Tea, escrito por um grupo de pesquisadores e editado por Christophe Hano e Samantha Drouet, da Universidade de Orleans, na França.
A obra apresenta os efeitos positivos do chá verde, e a National Geographic selecionou alguns dos principais. Confira abaixo:
1. Propriedades antioxidantes
Os autores destacam que o chá verde com maiores concentrações de epigalocatequina-galato (principal bioquímico da bebida, também conhecido pela sigla ECGC) atua como um antioxidante capaz de inibir a formação de células cancerígenas.
2. Proteção contra doenças cardiovasculares
“As pessoas que bebem ao menos três xícaras de chá verde por dia têm risco 2% menor de sofrer acidente vascular cerebral (AVC) em comparação com quem bebe menos de uma xícara por dia”, afirmam os pesquisadores no estudo.
Ainda de acordo com os pesquisadores, o consumo regular auxilia ainda na diminuição do risco de hipertensão e de problemas cardíacos.
3. Propriedades anticancerígenas
Os pesquisadores acrescentam que a ação do ECGC impede a carcinogênese (processo de formação do câncer) no trato digestivo.
A baixa incidência de câncer em países como o Japão, por exemplo, em que o chá verde é consumido com frequência, está relacionada com os efeitos positivos do bioquímico presente na bebida, acreditam os cientistas.
4. Ação antiviral
“Os pacientes que sofrem de doenças infecciosas, incluindo a Covid-19, podem se beneficiar das características antivirais e imunomoduladoras do chá verde”, acrescenta o livro.
5. Propriedades anti-inflamatórias
Além de ajudar a inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, o EGCG presente na bebida “pode reduzir os efeitos secundários relacionados com inflamações”, comenta o estudo. Como exemplo, são citadas as que ocorrem nos pulmões, coração e fígado (como a hepatite).
6. Melhora cognitiva e prevenção de doenças neurodegenerativas
Outros benefícios apontados pelos autores da publicação são a melhora do rendimento cognitivo, a maior sensibilidade à insulina (algo positivo para o organismo), a prevenção da formação de amilóide cerebral e de doenças como o Mal de Alzheimer.
As propriedades do chá verde atraem cada vez mais atenção pelo seu potencial de aplicação na medicina preventiva e na indústria alimentícia, assim como por sua eficácia farmacológica e pela ausência de efeitos colaterais.
No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda há muito a ser estudado sobre essa bebida, seu mecanismo de ação e seus efeitos no organismo humano.