8 passos para evitar a infecção por toxoplasmose em humanos

A doença pode ser transmitida direta ou indiretamente, e geralmente não apresenta sintomas.

Por Redação National Geographic
Publicado 9 de mar. de 2023, 14:44 BRT

Para evitar a infecção pelo parasita Toxoplasma gondii, recomenda-se lavar frutas e vegetais frescos sob água corrente antes do consumo. 

Foto de Agência Brasil

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita toxoplasma gondii, de acordo com a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11). 

Segundo a classificação, a doença é caracterizada por sintomas como febre, linfadenite (infecção dos linfonodos), dor de garganta e erupção cutânea. 

No entanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos esclarecem que poucas pessoas apresentam sintomas "porque o sistema imunológico de uma pessoa saudável geralmente impede que o parasita cause a doença".

Mesmo sem desenvolver a doença, segundo os CDC, o parasita pode persistir por longos períodos de tempo no corpo humano e de outros animais. É possível, por exemplo, que o microrganismo fique incubado no corpo de alguém por toda a vida. 

Entretanto, os CDC alertam que os bebês nascidos de mães que foram infectadas pelo toxoplasma gondii recentemente ou pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos (como aquelas com doenças que afetam as células imunes, pessoas em tratamento quimioterápico ou transplantados) têm maior probabilidade de desenvolver toxoplasmose grave.

A doença, conforme o CID-11, pode ser transmitida direta ou indiretamente. As principais formas de infecção são pela ingestão de alimentos contaminados com o parasita, pelo consumo de água ou alimentos contaminados com fezes de gatos infectadas ou pela transmissão de mãe para filho (transmissão vertical). 

(Veja também: Ozempic: como atua e que efeitos colaterais têm o novo remédio ligado à perda de peso)

Como evitar a disseminação da toxoplasmose em humanos

De acordo com os CDC, algumas formas de evitar a infecção do toxoplasma gondii são:

  1. Cozinhar alimentos a uma temperatura suficientemente alta, entre 63° e 73° C, para matar patógenos nocivos. Uma boa maneira de garantir isso é usar um termômetro de alimentos;
  2. Congelar a carne por vários dias antes de cozinhar pode ajudar a reduzir a chance de infecção. Além disso, os CDC deixam claro que o congelamento não mata de forma confiável outros parasitas ou bactérias nocivas que podem ser encontradas na carne;
  3. Lavar frutas e vegetais frescos sob água corrente antes de comer;
  4. Lavar utensílios, tábuas de corte e bancadas com água quente e sabão após o preparo de cada alimento;
  5. Não ingerir ostras e mexilhões crus ou mal cozidos;
  6. Não beber leite de cabra não pasteurizado;
  7. Usar luvas na jardinagem para evitar contato com o solo ou lixo contaminado com fezes de gato e lavar as mãos com água e sabão após o manuseio;
  8. Trocar a caixa de dejetos de gatos diariamente. O parasita só se torna infeccioso nas fezes dos felinos depois de um a cinco dias.
loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados