#NGXplorers: África Flores-Anderson
Cartógrafa, engenheira, educadora, pesquisadora da National Geographic
África Flores na sede da Nasa durante as Semana de Ciências Aplicadas.
Guatemalteca, África Flores-Anderson é cientista e pesquisadora do Centro de Ciências do Sistema Terra da Universidade do Alabama em Huntsville (UAH), nos Estados Unidos. Ela se dedica à capacitação técnica em tecnologias geoespaciais em prol de benefícios sociais. Como exploradora da National Geographic, atua com uma equipe de cientistas da UAH para prever o florescimento de algas nocivas no Lago Atitlán, na Guatemala, utilizando inteligência artificial.
Flores também trabalha com a Servir, iniciativa conjunta da Nasa e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês), com o objetivo de capacitar os países da Amazônia, África Ocidental, sul e leste da África, Hindu-Kush, nos Himalaias, e do Baixo Mekong para utilizarem dados de observações da Terra e tecnologias geoespaciais para controlar recursos naturais e riscos ambientais.
Na Servir, Flores lidera a carteira temática global de cobertura do solo, mudanças no uso do solo e ecossistemas, do escritório de coordenação científica da Servir no Centro de Voos Espaciais Marshall, da Nasa, e é líder da coordenação científica da Servir-Amazônia. Flores possui vasta experiência no desenvolvimento e implementação de programas de treinamento em temas geoespaciais na América Latina. Sua pesquisa se concentra em monitoramento florestal, qualidade da água e previsões ecológicas. Ela lidera uma colaboração entre a Servir e o programa SilvaCarbon para oferecer conhecimentos aplicados e capacitação no uso do radar de abertura sintética (SAR) para monitoramento florestal e estimativa de biomassa.
Dados profissionais
HISTÓRICO NA NATIONAL GEOGRAPHIC
Bolsista em 2018
AFILIAÇÃO
Desconhecida
ÁREAS CIENTÍFICAS
Geógrafa
ÁREAS TÉCNICAS
Cartógrafa, engenheira, educadora, pesquisadora
Bolsas
Edital – Bolsa para uso de inteligência artificial para inovações na Terra
Situação da bolsa: inativa
Início do projeto: 01/01/2019
Término do projeto: 30/11/2020
Local do projeto: Guatemala