Quem inventou a inteligência artificial? Veja como nasceu uma das sensações da ciência

A tecnologia que tenta responder se uma máquina pode pensar como um ser humano começou a ser desenvolvida na década de 1950, acompanhando a evolução dos computadores modernos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de mar. de 2023, 16:24 BRT

Um robô usa visão avançada e algoritmos para colocar pedaços de frango em uma caixa. O primeiro projeto de inteligência artificial da história foi apresentado em 1956.

Foto de Spencer Lowell

O que se conhece hoje como inteligência artificial começou com uma pergunta: máquinas podem pensar? 

Segundo o artigo O que é a Inteligência Artificial, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, Estados Unidos, quem despertou esse questionamento foi Alan Turing. Ele foi um matemático, cientista da computação e criptoanalista britânico conhecido pelo trabalho inovador, durante a Segunda Guerra Mundial, que ajudou a decodificar mensagens alemãs. 

Na década de 1950, Turing publicou o artigo Computing Machinery and Intelligence, na revista científica Mind. O trabalho é considerado pioneiro sobre inteligência artificial e explorou as possibilidades fundamentais de saber se as máquinas poderiam ser direcionadas e instruídas para pensar, entender, aprender e aplicar sua própria "inteligência" na resolução de problemas, assim como os humanos.

Segundo o artigo, o trabalho também foi o primeiro a introduzir o conceito do que hoje é conhecido como o Teste de Turing, que prova a capacidade de uma máquina de exibir comportamento inteligente equivalente ao de um ser humano

Inteligência Artificial: do conceito à prática

A partir do conceito, a possibilidade de uma máquina inteligente deveria ser testada. Mas, segundo o artigo A História da Inteligência Artificial, publicado no site da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard, EUA, a tecnologia para provar a ideia de Turing ainda tinha que evoluir. 

Até a década de 1950, os computadores careciam de um pré-requisito fundamental para a inteligência: eles não podiam armazenar comandos, apenas executá-los. Em outras palavras, os computadores podiam ser informados sobre o que fazer, mas não conseguiam lembrar do que fizeram, diz o artigo da Harvard. 

Só em 1956 que o primeiro projeto de inteligência artificial foi apresentado. O programa, chamado The Logic Theorist, foi desenvolvido pelos estadunidenses Allen Newell, pesquisador da ciência da computação e psicólogo cognitivo, Cliff Shaw, programador de sistemas, e Herbert Simon, economista e pesquisador nos campos de psicologia cognitiva e informática. 

O programa foi projetado para imitar as habilidades de resolução de problemas de um ser humano e foi apresentado no Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence (DSRPAI), um workshop de verão da Faculdade Dartmouth (EUA), considerado o evento fundador da inteligência artificial como campo de estudo. Segundo o artigo, o evento catalisou os próximos vinte anos de pesquisa em inteligência artificial.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados