5 usos diários da inteligência artificial que as pessoas não percebem

Você pode estar usando a inteligência artificial agora mesmo e não saber disso.

A inteligência artificial já faz parte da vida das pessoas há anos, e muitas vezes são usadas sem que o indivíduo se dê conta de que está diante de uma IA.

Foto de Spencer Lowell
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de fev. de 2023, 10:15 BRT

Tema atualmente em alta por causa do ChatGPT (ferramenta capaz de produzir textos em diferentes formatos e idiomas), a inteligência artificial (IA) não é, necessariamente, algo que surgiu agora na sociedade.

Essa tecnologia já faz parte da vida das pessoas há alguns anos – muitas vezes, são usadas sem que o indivíduo se dê conta de que está diante de uma inteligência artificial.

No imaginário coletivo, ainda existe o estereótipo de entender a IA como uma máquina superior aos humanos e perigosa, ideia normalmente vista em filmes e séries de ficção-científica.

No entanto, segundo a Enciclopédia Britannica, a inteligência artificial é “a habilidade de um computador ou de um robô controlado por computador de realizar tarefas comumente associada a seres inteligentes”. 

Como exemplo de tarefas, a publicação cita a capacidade de descobrir significados, padrões e aprender com experiências passadas. Partindo desse conceito, fica mais fácil constatar como a IA está presente no dia a dia.

Confira abaixo cinco situações em que os humanos usam a inteligência artificial sem, na maioria das vezes, se dar conta disso:

1) Atendimento automatizado (chatbots)

O atendimento automatizado é muito comum em áreas como e-commerce, saúde, comunicação, vendas, bancos, entre outras.

O cliente de uma marca, por exemplo, entra em contato com um número de WhatsApp para tirar dúvidas e é recebido por um atendimento automatizado.

chatbot (nome dado ao robô que desempenha essa tarefa) oferece opções, responde perguntas, faz agendamentos e, em alguns casos, repassa o atendimento a um funcionário humano se o cliente assim preferir.

2) Assistentes virtuais

Assistentes virtuais como a Alexa e a Siri também são uma forma de inteligência artificial, já que interpretam comportamentos humanos, fazem pesquisas, cumprem ordens, entre outras funções.

Além de ajudar nas tarefas do dia a dia, esses assistentes virtuais também são usados para fins de entretenimento, como reprodução de músicas e até mesmo contação de piadas.

3) Plataformas de streaming

Você já percebeu que as sugestões de filmes e séries mudam de acordo com cada perfil nos serviços de streaming? 

Isso acontece porque as plataformas usam uma inteligência artificial que processa os hábitos e gostos do usuário, e traz sugestões baseadas nas produções que ele viu recentemente ou que costuma ver.

Por exemplo, filmes de terror aparecerão com mais frequência para quem é fã do gênero do que para os usuários que nunca viram nada relacionado.

4) Processos seletivos

Com o avanço da tecnologia e a popularização de plataformas online de emprego,  ferramentas de inteligência artificial têm sido cada vez mais usadas em recrutamentos.

A IA faz um filtro inicial, descartando candidaturas que não estejam dentro do esperado e dando à área de Recursos Humanos um “foco mais estratégico e consultivo, na medida em que reduz tempo e custo na triagem de currículos e seleção de candidatos”. 

A afirmação é dos pesquisadores brasileiros Daniel Blumen e Vanessa Martines Cepellos, em um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2022.

5) Aplicativos de GPS

Aplicativos de GPS analisam o destino informado pelo motorista e, com base na localização, oferecem os melhores trajetos. A informação é atualizada em tempo real, sugerindo caminhos mais curtos e que não estejam com congestionamento.

O motorista também é avisado sobre acidentes e problemas na pista, em mais um exemplo da inteligência artificial no cotidiano.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados