5 usos diários da inteligência artificial que as pessoas não percebem
A inteligência artificial já faz parte da vida das pessoas há anos, e muitas vezes são usadas sem que o indivíduo se dê conta de que está diante de uma IA.
Tema atualmente em alta por causa do ChatGPT (ferramenta capaz de produzir textos em diferentes formatos e idiomas), a inteligência artificial (IA) não é, necessariamente, algo que surgiu agora na sociedade.
Essa tecnologia já faz parte da vida das pessoas há alguns anos – muitas vezes, são usadas sem que o indivíduo se dê conta de que está diante de uma inteligência artificial.
No imaginário coletivo, ainda existe o estereótipo de entender a IA como uma máquina superior aos humanos e perigosa, ideia normalmente vista em filmes e séries de ficção-científica.
No entanto, segundo a Enciclopédia Britannica, a inteligência artificial é “a habilidade de um computador ou de um robô controlado por computador de realizar tarefas comumente associada a seres inteligentes”.
Como exemplo de tarefas, a publicação cita a capacidade de descobrir significados, padrões e aprender com experiências passadas. Partindo desse conceito, fica mais fácil constatar como a IA está presente no dia a dia.
Confira abaixo cinco situações em que os humanos usam a inteligência artificial sem, na maioria das vezes, se dar conta disso:
1) Atendimento automatizado (chatbots)
O atendimento automatizado é muito comum em áreas como e-commerce, saúde, comunicação, vendas, bancos, entre outras.
O cliente de uma marca, por exemplo, entra em contato com um número de WhatsApp para tirar dúvidas e é recebido por um atendimento automatizado.
O chatbot (nome dado ao robô que desempenha essa tarefa) oferece opções, responde perguntas, faz agendamentos e, em alguns casos, repassa o atendimento a um funcionário humano se o cliente assim preferir.
2) Assistentes virtuais
Assistentes virtuais como a Alexa e a Siri também são uma forma de inteligência artificial, já que interpretam comportamentos humanos, fazem pesquisas, cumprem ordens, entre outras funções.
Além de ajudar nas tarefas do dia a dia, esses assistentes virtuais também são usados para fins de entretenimento, como reprodução de músicas e até mesmo contação de piadas.
3) Plataformas de streaming
Você já percebeu que as sugestões de filmes e séries mudam de acordo com cada perfil nos serviços de streaming?
Isso acontece porque as plataformas usam uma inteligência artificial que processa os hábitos e gostos do usuário, e traz sugestões baseadas nas produções que ele viu recentemente ou que costuma ver.
Por exemplo, filmes de terror aparecerão com mais frequência para quem é fã do gênero do que para os usuários que nunca viram nada relacionado.
4) Processos seletivos
Com o avanço da tecnologia e a popularização de plataformas online de emprego, ferramentas de inteligência artificial têm sido cada vez mais usadas em recrutamentos.
A IA faz um filtro inicial, descartando candidaturas que não estejam dentro do esperado e dando à área de Recursos Humanos um “foco mais estratégico e consultivo, na medida em que reduz tempo e custo na triagem de currículos e seleção de candidatos”.
A afirmação é dos pesquisadores brasileiros Daniel Blumen e Vanessa Martines Cepellos, em um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2022.
5) Aplicativos de GPS
Aplicativos de GPS analisam o destino informado pelo motorista e, com base na localização, oferecem os melhores trajetos. A informação é atualizada em tempo real, sugerindo caminhos mais curtos e que não estejam com congestionamento.
O motorista também é avisado sobre acidentes e problemas na pista, em mais um exemplo da inteligência artificial no cotidiano.