Antropoceno: identificado o principal marcador de uma nova era geológica

O local está localizado no Canadá e é considerado o marco do início da era dos seres humanos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de jul. de 2023, 13:20 BRT
Ilustração representando tecnologia versus seleção natural.

Ilustração representando tecnologia versus seleção natural.

Arte de Owen Freeman

O Antropoceno é uma hipótese científica que assume que as pessoas são a base de uma nova era geológica (no mesmo nível do Pleistoceno ou Holoceno), explica um artigo da National Geographic

Agora, o Antropoceno está um passo mais próximo do reconhecimento oficial, pois um grupo de especialistas identificou o principal marcador dessa nova época.

O Anthropocene Working Group (AWG) é um grupo de pesquisa interdisciplinar que vem investigando as pegadas humanas no registro geológico desde 2009. Conforme relatado na revista Science, esse grupo de estratógrafos anunciou nesta terça-feira (11/07) que designará o lodo do Lago Crawford, um lago de 24 metros de profundidade em Ontário, Canadá, como o marco ou prego de ouro do início de uma época: o Antropoceno. 

Um prego de ouro é um indicador sedimentado em escala planetária, necessário para que a existência de uma nova divisão geológica seja considerada como tal, explica Manuel Tironi, sociólogo, acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e do Instituto de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, no artigo mencionado acima.

Nos próximos meses, a proposta terá de ser votada por três níveis da burocracia geológica.

Quais são as características do Lago Crawford?

Conforme explicado pelo AWG, o Crawford é um lago pequeno e profundo em uma área de conservação protegida no sul de Ontário. Ele é cercado por florestas jovens dominadas por cedro (já que a floresta antiga foi derrubada em meados do século 19), com várias trilhas para caminhadas recreativas. Também foi o local de assentamentos indígenas, com dois períodos distintos de atividade agrícola.

"Devido à grande profundidade do lago (vinte e quatro metros) em relação à sua área de superfície (2,4 hectares), ele é conhecido como um lago meromítico. Em outras palavras, a camada inferior de água não se mistura com as camadas superiores e, portanto, fica isolada da atmosfera, o que evita a perturbação do leito do lago.

De acordo com o AWG, o Lago Crawford "tem o potencial de criar um arquivo da Terra que se estende até o futuro".

Quando começou o Antropoceno: o que dizem os especialistas?

Como explica o artigo da National Geographic, há pontos de vista divergentes sobre o início do Antropoceno. Paul Crutzen e Eugene Stoermer, que cunharam o termo, sugeriram que essa nova "era dos humanos" começou com a Revolução Industrial (final do século 18) e, especificamente, com o desenvolvimento da máquina a vapor.

Outros estudiosos sugerem que ela começou no século 16, com a colonização das Américas e a consequente morte de cerca de 50 milhões de comunidades nativas, além da conversão de grandes extensões de terras anteriormente cultivadas em selva, deixando um rastro marcante no registro geológico.

Outros especialistas afirmam que o Antropoceno começou durante a revolução neolítica, no decorrer da transição das sociedades nômades para o estabelecimento de sociedades permanentes (cerca de 11 700 anos atrás). 

Uma data mais próxima proposta para o início do Antropoceno é a década de 1950. O artigo conclui que, durante a "grande aceleração", começou a ocorrer um aumento sem precedentes no consumo de massa, no crescimento populacional, no desenvolvimento econômico e na urbanização das populações.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados