Por que o Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio? Saiba a origem do feriado

A data é comemorada mundialmente para valorizar as lutas históricas e conquistas feitas pelos trabalhadores e pelo movimento trabalhista.

A Usina Metalúrgica MMK em Magnitogorsk, ou Usina Siderúrgica Lenin, era a maior usina siderúrgica do mundo, onde os trabalhadores enfrentavam condições infernais enquanto eram expostos a uma variedade de gases nocivos, muitas vezes sem respirador. Magnitogorsk, Rússia.

Foto de Gerd Ludwig
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de mai. de 2023, 08:00 BRT

Dia do Trabalhador, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, é um dia que comemora as lutas históricas e conquistas feitas pela classe operária e pelo movimento trabalhista

Em muitos países, a data é comemorada em 1º de maio, entretanto, de acordo com a Enciclopédia Britannica, – uma plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido – nos Estados Unidos e no Canadá, a efeméride conhecida como Dia do Trabalho ocorre na primeira segunda-feira de setembro. 

(Você pode se interessar: Como cuidar da saúde mental no trabalho)

Qual a história do Primeiro de Maio? 

A comemoração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador remonta aos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século 19.

Segundo a Britannica, os movimentos se originaram em um momento em que a indústria estadunidense estava se expandindo rapidamente, mas havia poucas proteções legais para os trabalhadores dos EUA.

No final do anos 1800, logo após a Revolução Industrial, os estadunidenses trabalhavam 12 horas por dia, seis ou sete dias por semana. Além disso, os salários eram baixos e as condições de segurança e de salubridades eram inexistentes, o que causava acidentes e afetava a saúde dos trabalhadores. Até mesmo crianças, algumas com apenas cinco ou seis anos, trabalhavam em minas, fábricas e indústrias nas mesmas condições degradantes de trabalho que os adultos.

As péssimas condições levaram os trabalhadores de Chicago a mobilizarem protestos em maio de 1886. Essas ações, que duraram do dia 1º ao dia 4 de maio, foram organizadas por movimentos de trabalhadores ligados ao anarcossindicalismo e reivindicavam, sobretudo, a jornada de trabalho de oito horas diárias. 

De acordo com a Britannica, as manifestações do dia 4 de maio de 1886 ficaram particularmente conhecidas. Neste dia, os protestos aconteceram na Praça Haymarket, em Chicago, quando uma bomba explodiu. A explosão foi responsável pela morte de policiais e manifestantes, o que levou os policiais a reagirem abrindo fogo contra a manifestação. 

Os trabalhadores foram agressivamente reprimidos depois disso, e os líderes do movimento trabalhista de Chicago foram presos – quatro deles foram condenados à morte. Eles ficaram conhecidos como os Mártires de Chicago. 

A data Primeiro de Maio passou a ser lembrada pelo o que ficou conhecido como o  Massacre de Haymarket, mas o feriado do Dia do Trabalhador seria consolidado apenas anos depois. 

Consolidação do Dia do Trabalhador

Na França, a efeméride surge em 1919, após a jornada de oito horas diárias ser ratificada por lei. No ano seguinte, em 1920, a antiga União Soviética (URSS) também abraça a data. 

De acordo com a enciclopédia do Reino Unido, os líderes socialistas acreditavam que o feriado incentivaria os trabalhadores na Europa e nos Estados Unidos a se unirem contra o capitalismo. O dia tornou-se um feriado significativo na URSS e nos países do Bloco Oriental, comemorado com grandes desfiles que valorizavam o poderio militar soviético. 

Com a dissolução da URSS e a queda dos governos comunistas no Leste Europeu no final do século 20, as celebrações em grande escala do Dia do Trabalhador perderam importância na região. No entanto, segundo a Britannica, em dezenas de países ao redor do mundo, o Dia do Trabalhador é reconhecido como feriado público e continua sendo celebrado como ocasião para manifestações e comícios em apoio aos trabalhadores.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados