Fotos microscópicas revelam um mundo de pequenas maravilhas coloridas

Grãos de areia como rochas vermelhas, pequenos insetos com cara de monstros, texturas que parecem ser criadas artificialmente – estas imagens, premiadas no concurso Small World, da Nikon, revelam detalhes invisíveis a olho nu.

Aquecimento do mar pode dizimar biodiversidade de ilhas oceânicas brasileiras

Alta de 2ºC a 3ºC na temperatura da água provocaria distúrbios na cadeia trófica do Atol das Rocas e outros ecossistemas recifais do Atlântico Sul, revela estudo pioneiro.

Não há plano B: precisamos de um novo sistema socioeconômico, diz membro brasileiro do IPCC

Em entrevista à National Geographic, o cientista Paulo Artaxo, um dos autores do Sexto Relatório de Avaliação sobre as mudanças climáticas, divulgado na semana passada, diz que a situação não é de fim do mundo, mas um chamado para agir.

O que torna os terremotos tão devastadores no Haiti?

A nação insular está imprensada entre várias placas tectônicas em movimento, que preparam o cenário para tremores devastadores.

O verão atual do Hemisfério Norte pode mudar o que sabemos sobre calor extremo

A onda de calor recorde que atingiu o noroeste do Pacífico sugere que as mudanças climáticas elevaram as temperaturas acima do limite esperado.

Parte de antigo supercontinente descoberta sob a Nova Zelândia

O fragmento oculto, datado de 1,3 bilhão de anos, está ajudando os cientistas a reconstituir a história da Zelândia, o misterioso “continente perdido”.

Terra já perdeu e ganhou muitos oceanos. Você sabe onde pode surgir o próximo?

Vestígios geológicos do passado remoto de nosso planeta revelam que as atuais linhas costeiras não durarão para sempre — em contrapartida, outras surgirão.

Sétimo bioma brasileiro esconde tesouro de peixes, mamíferos, aves e algas

Sistema Costeiro-Marinho foi incorporado ao mapa de biomas brasileiros pelo IBGE em 2019.

Bolsão de magma encontrado na Islândia sugere existência de mais ‘bombas-relógios’

Geólogos ficaram perplexos ao encontrar magma nunca mapeado em alguns dos vulcões mais estudados do planeta. Agora é necessário identificar como detectar esses reservatórios possivelmente perigosos em outros pontos vulcânicos.

Terremoto durou 32 anos e cientistas querem saber como

O lento terremoto — o mais longo já registrado — terminou em desastre em 1861. Os especialistas estão se apressando para encontrar os equivalentes atuais.

Um dos vulcões mais perigosos da África, o Monte Nyiragongo entrou em erupção

A lava da última erupção parou de avançar pouco antes de invadir a cidade de Goma, na República Democrática do Congo. Mas fatores geológicos e o monitoramento irregular tornam o vulcão uma ameaça permanente.

Gelo da Antártida pode ultrapassar temido limiar em 40 anos

Novo estudo constatou que o aumento “rápido e incontrolável” do nível do mar, como consequência do derretimento de plataformas de gelo e geleiras na Antártida, pode ser inevitável, a menos que os países se comprometam a diminuir o nível de emissões.

Descobertos fragmentos raros do manto terrestre expostos nos EUA

O conjunto de rochas distribuídas por Baltimore provavelmente representa um segmento do leito pré-histórico de um oceano que já não existe mais.

Ilhas Cagarras, no Rio: o mais novo ponto de esperança na costa do Brasil

O monumento natural, que pode ser visto da praia de Ipanema, é o segundo Hope Spot do Brasil.

Por que o vulcão em erupção no Caribe tem uma reputação tão mortífera?

O La Soufrière, na ilha de São Vicente, que havia entrado em erupção pela última vez em 1979, tem uma longa e trágica história de explosões fortes, mas imprevisíveis.

Erupção na Islândia pode marcar o início de décadas de atividade vulcânica

A primeira erupção na península de Reykjanes após cerca de 800 anos não deve ameaçar nenhum centro populacional, mas oferece uma oportunidade única para estudar os mistérios geológicos da região.

A magia da água em 33 fotos de tirar o fôlego

No Dia Internacional da Água, resgatamos imagens atemporais do elemento essencial em todas as suas formas.

450 espécies de borboletas estão em rápido declínio devido a temperaturas mais altas

Novo estudo utilizando dados de ciência cidadã revelou uma queda de 1,6% ao ano desde 1972, um desenvolvimento preocupante para esses importantes polinizadores.

Por dentro da capital do garimpo ilegal de ouro da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados