Ação humana é responsável por quase todas as transformações nos biomas brasileiros, diz Tasso Azevedo

Área de garimpo em terras indígenas aumentou 495% em 10 anos; 20% do território brasileiro queimou pelo menos uma vez desde 1985; agropecuária avançou 81 milhões de hectares em 36 anos – em entrevista, coordenador geral analisa dados do MapBiomas.

Vulcão das Ilhas Canárias despertou pela primeira vez em 50 anos

A explosão do último fim de semana é a mais recente de uma série de erupções que acontecem há séculos na ilha espanhola de La Palma. Especialistas dizem que a atividade pode durar semanas.

Fotos microscópicas revelam um mundo de pequenas maravilhas coloridas

Grãos de areia como rochas vermelhas, pequenos insetos com cara de monstros, texturas que parecem ser criadas artificialmente – estas imagens, premiadas no concurso Small World, da Nikon, revelam detalhes invisíveis a olho nu.

O que torna os terremotos tão devastadores no Haiti?

A nação insular está imprensada entre várias placas tectônicas em movimento, que preparam o cenário para tremores devastadores.

Parte de antigo supercontinente descoberta sob a Nova Zelândia

O fragmento oculto, datado de 1,3 bilhão de anos, está ajudando os cientistas a reconstituir a história da Zelândia, o misterioso “continente perdido”.

Terra já perdeu e ganhou muitos oceanos. Você sabe onde pode surgir o próximo?

Vestígios geológicos do passado remoto de nosso planeta revelam que as atuais linhas costeiras não durarão para sempre — em contrapartida, outras surgirão.

Bolsão de magma encontrado na Islândia sugere existência de mais ‘bombas-relógios’

Geólogos ficaram perplexos ao encontrar magma nunca mapeado em alguns dos vulcões mais estudados do planeta. Agora é necessário identificar como detectar esses reservatórios possivelmente perigosos em outros pontos vulcânicos.

Terremoto durou 32 anos e cientistas querem saber como

O lento terremoto — o mais longo já registrado — terminou em desastre em 1861. Os especialistas estão se apressando para encontrar os equivalentes atuais.

Um dos vulcões mais perigosos da África, o Monte Nyiragongo entrou em erupção

A lava da última erupção parou de avançar pouco antes de invadir a cidade de Goma, na República Democrática do Congo. Mas fatores geológicos e o monitoramento irregular tornam o vulcão uma ameaça permanente.

Gelo da Antártida pode ultrapassar temido limiar em 40 anos

Novo estudo constatou que o aumento “rápido e incontrolável” do nível do mar, como consequência do derretimento de plataformas de gelo e geleiras na Antártida, pode ser inevitável, a menos que os países se comprometam a diminuir o nível de emissões.

Descobertos fragmentos raros do manto terrestre expostos nos EUA

O conjunto de rochas distribuídas por Baltimore provavelmente representa um segmento do leito pré-histórico de um oceano que já não existe mais.

Por que o vulcão em erupção no Caribe tem uma reputação tão mortífera?

O La Soufrière, na ilha de São Vicente, que havia entrado em erupção pela última vez em 1979, tem uma longa e trágica história de explosões fortes, mas imprevisíveis.

Erupção na Islândia pode marcar o início de décadas de atividade vulcânica

A primeira erupção na península de Reykjanes após cerca de 800 anos não deve ameaçar nenhum centro populacional, mas oferece uma oportunidade única para estudar os mistérios geológicos da região.

A magia da água em 33 fotos de tirar o fôlego

No Dia Internacional da Água, resgatamos imagens atemporais do elemento essencial em todas as suas formas.

Por dentro da capital do garimpo ilegal de ouro da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Galeria de fotos: Por dentro da capital do garimpo de ouro ilegal da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Novo método para medir queda de neve na Antártica ajuda a estimar preservação das camadas de gelo

Um novo satélite constatou algo inesperado: rios atmosféricos de umidade podem liberar grandes quantidades de neve sobre a Antártica, e agora é possível rastrear isso em detalhes.

Montanhas da Terra podem ter parado de crescer misteriosamente por um bilhão de anos

Há cerca de 1,8 bilhão de anos, a crosta continental do planeta ficou mais fina, desacelerando o fluxo de nutrientes para o mar e, possivelmente, paralisando a evolução da vida.

Monte Everest está quase um metro mais alto, segundo China e Nepal

Com base em pesquisas paralelas conduzidas pelos dois países, a nova altitude foi aceita para uso pela National Geographic Society.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados