O qual é a maior fruta do mundo?

Ela pode atingir 60 centímetros de comprimento. Suas propriedades as tornam um alimento muito bom para a saúde.

Uma jaca (Artocarpus heterophyllus) pesa cerca de 18 quilos.

Foto de Paulette Tavormina
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de ago. de 2023, 12:31 BRT

Se quiser descansar à sombra de uma árvore, evite a jaqueira (Artocarpus heterophyllus). Sua fruta, a jaca, é considerada a maior do mundo e pode deixar uma marca dolorosa em sua cabeça, caso a fruta caia da árvore. A jaca é uma fruta tropical que pode atingir até 60 centímetros de comprimento e pesar até 18 quilos, de acordo com a plataforma de informações Encyclopaedia Britannica.

Quais são as características da jaca?

Ela tem uma casca amarela, laranja ou esverdeada, altamente texturizada. Seu interior é amarelo e fibroso. Ela exala sabores de frutas tropicais, como abacaxi, banana, manga, laranja, melão e mamão. Por isso, ao degustá-la, são percebidos diferentes sabores, detalha o Serviço de Informações Agroalimentares e Pesqueiras do México.

O que é a árvore da jaca?

De acordo com a enciclopédia, a jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore perene. Suas folhas são grandes, rígidas e medem entre 15 e 20 centímetros. 

Artocarpus heterophyllus é nativa da Ásia tropical, mas também é cultivada nos trópicos úmidos por seus frutos grandes e madeira durável. Ele tem de 15 a 20 metros de altura, acrescenta a Britannica.

(Veja também: O que acontece se você comer frutas todos os dias)

Quais são os usos da jaca? 

De acordo com a Britannica, a fruta verde não madura é cozida como um vegetal, enquanto a jaca madura é consumida fresca por sua polpa docemente ácida e de forte sabor. Enquanto isso, as sementes (que são marrom-claras e têm de 2 a 3 centímetros de comprimento) são cozidas e consumidas em alguns países.

Também é frequentemente usada para fazer geleias e compotas caseiras, diz o Horto Botânico do Rio de Janeiro, uma instituição de cultivo de plantas e estudos botânicos e zoológicos administrada pelo Museu Nacional.

Quais são os benefícios da jaca para a saúde?

De acordo com um artigo publicado em 2019 no International Journal of Food Science, a jaca é uma fonte rica de nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras alimentares e fitoquímicos. 

Além disso, segundo o artigo, foram relatados inúmeros benefícios à saúde, incluindo possíveis propriedades anticancerígenas, antimicrobianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e hipoglicêmicas.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados