O que acontece se você comer frutas todos os dias

O consumo de frutas e hortaliças é essencial para uma rotina saudável. Ingerir esses produtos pode salvar a vida de milhares de pessoas todos os anos.

Uma pessoa pega uma caixa deixada por um professor em Clay County, Virgínia, EUA.

Foto de Maddie Mcgarvey
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de nov. de 2022 11:27 BRT

Frutas e legumes são uma parte importante de uma dieta saudável. Uma alimentação sadia ajuda a proteger as pessoas da desnutrição em todas as suas formas, bem como de doenças não transmissíveis (como diabetes, doenças cardíacas, derrames e câncer), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas o consumo de frutas traz quais benefícios para a saúde?

Quantas frutas devem ser consumidas por dia 

A OMS recomenda que os adultos consumam pelo menos 400 gramas (ou seja, aproximadamente, cinco porções) de frutas e verduras por dia, exceto batata, batata-doce e mandioca, entre outros tubérculos. Além disso, "a quantidade ideal depende de vários fatores, incluindo idade, sexo e nível de atividade física".

Quais são os benefícios de se comer frutas todos os dias 

“O consumo suficiente (ou até mais do que as quantidades recomendadas) de frutas e legumes traz muitos benefícios”, indica o documento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) Frutas e legumes: essenciais na sua dieta, publicado em 2020.

(Veja também: O que diz a ciência sobre os superalimentos?)

Especificamente, alguns desses benefícios são: contribuir para o crescimento e desenvolvimento das crianças, promovendo uma boa saúde, fortalecendo seu sistema imunológico e ajudando a protegê-lo contra doenças; ter uma vida mais longa; melhoria na saúde mental graças a um menor risco de depressão e ansiedade; prevenir doenças cardiovasculares, obesidade e reduzir o risco de vários tipos de câncer.

Além disso, quem consome frutas e vegetais é beneficiado por um menor risco de diabetes tipo II; melhor saúde intestinal; e aumento da imunidade.

Segundo a OMS, em 2017, 3,9 milhões de mortes em todo o mundo foram atribuídas à falta de consumo de frutas e hortaliças em quantidade suficiente.

(Você também pode estar interessado em: O que é veganismo?)

Apesar dos benefícios desses produtos frescos, a FAO alerta que, em média, as pessoas comem cerca de dois terços das quantidades mínimas recomendadas.

Diante disso, a organização é clara: “O aumento do consumo pode levar a um cenário em que todos saiam ganhando pela saúde das pessoas e do planeta”.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
O que a má alimentação faz com o nosso corpo?
Cultura
O que é insegurança alimentar e quais são suas causas
Família
7 hábitos saudáveis para cuidar do corpo
Meio Ambiente
Jardineiros urbanos criam hortas em espaços improvisados
Ciência
5 alimentos para uma melhor capacidade intelectual

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados