Quais alimentos ajudam a baixar o colesterol?

O colesterol alto pode causar danos à saúde, mas é possível reduzi-lo. Saiba como controlá-lo.

O consumo de peixe contribui para uma dieta com pouca gordura, o que evita o aumento do colesterol. Na imagem, um prato de sushi é visto no mercado de Tsukiji, Tóquio, Japão.

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de jan. de 2023 16:12 BRT

O colesterol é um lipídio necessário para o funcionamento normal do corpo humano e se forma no fígado a partir de alimentos gordurosos, explica o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês).

Embora essa substância seja importante, ela também pode ser prejudicial caso uma pessoa tenha colesterol em grandes quantidades no organismo. De acordo com o NHS, alguns fatores do estilo de vida podem aumentar a probabilidade de ter colesterol alto. Entre elas, comer alimentos gordurosos, não fazer exercícios suficientes, estar acima do peso, fumar e beber álcool.

“Muito colesterol pode bloquear os vasos sanguíneos. O que torna uma pessoa mais propensa a ter problemas cardíacos ou um AVC”, alerta a entidade. Por isso, é recomendada a realização de exames médicos, já que não existem sintomas.

À esquerda: No alto:

Especialistas recomendam frutas e vegetais entre o grupo de alimentos essenciais para uma boa nutrição.

Foto de Andrea Frazzetta
À direita: Acima:

Produtos frescos como banana, melão e jicama ficam em uma caixa em uma fazenda familiar. Nicoya, Província de Guanacaste, Costa Rica.

Foto de NICOLE FRANCO

Alimentos para baixar o colesterol alto

Por outro lado, alguns hábitos de vida saudáveis, como praticar exercícios físicos, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool, têm o potencial de ajudar a reduzir o colesterol e evitar as suas consequências.

Em relação à alimentação, o NHS recomenda reduzir o consumo de alimentos gordurosos, principalmente os que contêm um tipo de gordura chamada saturada.

Além disso, a organização de saúde britânica sugere a ingestão de maiores quantidades de outros produtos como peixes oleosos (tais como o salmão, por exemplo); arroz, pão e macarrão apenas integrais; além de nozes e sementes; e frutas e vegetais.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
Quais são os benefícios dos frutos secos para o cérebro
Ciência
Como a fome afeta o corpo?
Ciência
6 exercícios de relaxamento para reduzir o estresse
Ciência
O que acontece com o organismo após muitas horas de exposição ao sol
Ciência
Como ter boa saúde física e mental

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados