O consumo de peixe contribui para uma dieta com pouca gordura, o que evita o aumento ...

Quais alimentos ajudam a baixar o colesterol?

O colesterol alto pode causar danos à saúde, mas é possível reduzi-lo. Saiba como controlá-lo.

O consumo de peixe contribui para uma dieta com pouca gordura, o que evita o aumento do colesterol. Na imagem, um prato de sushi é visto no mercado de Tsukiji, Tóquio, Japão.

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de jan. de 2023, 16:12 BRT, Atualizado 16 de abr. de 2024, 18:05 BRT

Nem todo mundo sabe, mas o colesterol é um lipídio necessário para o funcionamento normal do corpo humano. Ele se forma no fígado a partir de alimentos gordurosos, explica o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês).

Embora essa substância seja importante, ela também pode ser prejudicial caso uma pessoa tenha colesterol em grandes quantidades no organismo. De acordo com o NHS, alguns fatores do estilo de vida podem aumentar a probabilidade de ter colesterol alto. Entre elas, comer alimentos gordurosos, não fazer exercícios suficientes, estar acima do peso, fumar e beber álcool.

“Muito colesterol pode bloquear os vasos sanguíneos. O que torna uma pessoa mais propensa a ter problemas cardíacos ou um AVC”, alerta a entidade. Por isso, é recomendada a realização de exames médicos, já que não existem sintomas.

À esquerda: No alto:

Especialistas recomendam frutas e vegetais entre o grupo de alimentos essenciais para uma boa nutrição.

Foto de Andrea Frazzetta
À direita: Acima:

Produtos frescos como banana, melão e jicama ficam em uma caixa em uma fazenda familiar. Nicoya, Província de Guanacaste, Costa Rica.

Foto de NICOLE FRANCO

Alimentos para baixar o colesterol alto

Por outro lado, alguns hábitos de vida saudáveis, como praticar exercícios físicos, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool, têm o potencial de ajudar a diminuir o colesterol e evitar as suas consequências.

Em relação à alimentação, o NHS recomenda baixar o consumo de alimentos gordurosos, principalmente os que contêm um tipo de gordura chamada saturada.

Além disso, a organização de saúde britânica sugere a ingestão de maiores quantidades de outros produtos como peixes oleosos (tais como o salmão, por exemplo); arroz, pão e macarrão apenas integrais; além de nozes e sementes; e frutas e vegetais.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados