O registro de uma Super Lua de Sangue feito pela Nasa. Esse tipo de fenômeno acontece ...

O que é a Lua de Sangue ou Lua Vermelha? Veja 3 fatos sobre o fenômeno

As Luas de Sangue chamam a atenção da humanidade há séculos. Mas por que este tipo de eclipse tem esse nome? Descubra ao ler as curiosidades abaixo.

O registro de uma Super Lua de Sangue feito pela Nasa. Esse tipo de fenômeno acontece somente durante um eclipse lunar total.

Foto de NASA Goddard
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de mar. de 2025, 15:13 BRT

Um dos fenômenos astronômicos mais chamativos a cruzar o céu noturno, a Lua de Sangue – também conhecida como Lua Vermelha – é ocorre durante um eclipse lunar total, quando o satélite da Terra adquire uma tonalidade avermelhada, como explica um artigo da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos) sobre o tema. 

Esse efeito é resultado da refração da luz solar na atmosfera terrestre, que filtra os comprimentos de onda azuis e verdes, permitindo que apenas os tons vermelhos e alaranjados alcancem a superfície lunar, continua também um texto sobre o tema do “Farmer's Almanac”, um compêndio de informações sobre previsões do tempo e dados astronômicos, entre outras coisas, publicado nos Estados Unidos desde 1792.

Um gráfico da Nasa, em inglês, mostra a progressão de um eclipse lunar total com uma ...

Um gráfico da Nasa, em inglês, mostra a progressão de um eclipse lunar total com uma Lua de Sangue. O registro se refere ao fenômeno ocorrido em 27 de setembro de 2015.

Foto de NASA Goddard

1. Como a Lua Vermelha acontece exatamente?

Durante um eclipse lunar totala Terra se posiciona diretamente entre o Sol e a Luabloqueando a luz solar direta que normalmente ilumina o satélite, continua a Nasa

No entanto, parte da luz solar é curvada (refratada) pela atmosfera da Terra, projetando uma luz avermelhada sobre a Lua. Esse fenômeno é semelhante ao que ocorre durante o nascer e o pôr do Sol, quando o céu adquire tons alaranjados e vermelhos, continua a fonte.

De acordo com a Nasa, a intensidade da cor vermelha pode variar dependendo das condições atmosféricas da Terra no momento do eclipse, como a presença de poeiranuvens ou partículas vulcânicas.

Lua Vermelha ocorre exclusivamente durante um eclipse lunar total, que só pode acontecer quando a Lua está em sua fase cheia e alinhada com o Sol e a Terra, completa a Encyclopaedia Britannica (uma plataforma de conhecimentos gerais e educação baseada no Reino Unido). 

Esses eclipses são visíveis em qualquer lugar do mundo onde a Lua esteja acima do horizonte no momento do evento, continua a agência estadunidense. A fonte comenta que, em média, ocorrem de dois a quatro eclipses lunares por anomas nem todos são totais

Os eclipses lunares totais, que produzem a Lua de Sanguesão menos frequentes, ocorrendo aproximadamente uma vez a cada 1,5 anos.

mais populares

    veja mais
    A foto mostra o fragmento de uma Super Lua de Sangue vista sobre a região de ...

    A foto mostra o fragmento de uma Super Lua de Sangue vista sobre a região de Bayou Bienvenue, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, durante o eclipse registrado na manhã de quarta-feira, 26 de maio de 2021.

    Foto de Michael DeMocker/Nasa

    2. Por que a Lua de Sangue tem esse nome? 

    A Nasa explica que o termo "Lua de Sangue" não é científico, apesar de ter se tornado popular. Já segundo a “Farmer's Almanac”, essa expressão foi reforçada por livros e programas de televisão, que associavam o fenômeno a eventos místicos ou proféticos.

    No entanto, a comunidade científica reitera que a coloração vermelha é um fenômeno natural e previsível, sem qualquer significado místico, reitera a fonte.

    3. A Lua de Sangue pode ter sido observada já na Antiguidade

    A primeira observação documentada de um eclipse lunar total (e, possivelmente, também o de uma Lua de Sangue, já que eles estão intimamente conectados, remonta a um passado remoto na civilização humana. 

    Registros históricos indicam que os babilônios já estudavam eclipses lunares por volta de 700 a.C., utilizando-os para prever eventos celestes, explica a Britannica, e provavelmente se depararam com Luas que tinham tons vermelhos ou alaranjados

    Astrônomos gregos, como Hiparco e Ptolomeu, também descreveram o fenômeno dos eclipses em seus estudos sobre o movimento da Lua.

    Como será a Lua de Sangue em 2025

    Em 2025, haverá dois eclipses lunares totais, mas apenas um deles será visível em grande parte do mundo, incluindo o Brasil. 

    A primeira Lua de Sangue se dá em 14 de março. “Sua fase mais dramática – o eclipse total – durará 66 minutos, dando bastante tempo para testemunhar a transformação sinistra da Lua em um vermelho profundo”, detalha um artigo de National Geographic Estados Unidos sobre o evento que se dará este mês. No Brasil, ele poderá ser observado a depender da localização – e deve ocorrer entre 00h57 e 05h56 (horário de Brasília).

    Já o fenômeno de 7 de setembro será totalmente visível, e poderá ser observado em sua totalidade na América do SulAmérica do NorteEuropaÁfricaparte da Ásia. No Brasil, esse eclipse total vermelho deve ser observado entre as 18h11 e as 23h17 (no horário de Brasília). As informações são do site norueguês Time and Date, plataforma referência em fusos horários e cálculos de fenômenos astronômicos pelo mundo. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados