A história do cavalo de Troia é real?

A história épica foi narrada pelo poeta grego Homero. Existem diferentes teorias sobre sua existência e a natureza dos fatos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de jan. de 2023, 14:40 BRT

Guerreiros gregos deixam seu esconderijo dentro do cavalo de Troia.

Arte de LOUIS S. GLANZMAN

A história do cavalo de Troia faz parte de um dos mais conhecidos e impressionantes contos da mitologia universal: o da guerra que, entre 1194 e 1184 a. C, teve os exércitos de toda a Grécia confrontados com a cidade de Troia. É o que indica o artigo Mito e Realidade do Cavalo de Troia

Qual é o mito do Cavalo de Troia

De acordo com o artigo, a história épica narrada pelo poeta Homero em Odisseia (à venda no Brasil) aponta que, durante o casamento de Peleu e Tétis, a deusa Éris (da discórdia), que não havia sido convidada, deixou cair uma maçã de ouro, onde estavam sentados Afrodite, Hera e Atena. 

Na casca da maçã, podia-se ler "para a mais bela" e os três discutiram quem seria a vencedora. Para chegar a um veredito, Zeus nomeou o troiano Paris como juiz da disputa.

Por fim, continua o artigo, Paris se encantou por Afrodite, que havia prometido lhe entregar a mulher mais bonita do mundo. Esta era Helena, esposa do rei espartano Menelau. Depois disso, o jovem embarcou para Esparta e aproveitou sua ausência para sequestrar a mulher e levá-la para Troia.

(Você também pode estar interessado em: Qual é a origem da humanidade segundo a ciência?)

Quando voltou e descobriu o que havia acontecido, Menelau ficou furioso e pediu a seu irmão Agamenon que o ajudasse a recuperá-la. Desta forma, organizaram uma grande frota de navios que chegou a Troia e manteve a cidade cercada por dez anos, mas sem conseguir derrotá-la.

“E então, quando parecia que a guerra não acabaria nunca, Ulisses concebeu o plano de construir um cavalo de madeira e deixá-lo na praia como oferenda; mas o cavalo estava oco e cheio de soldados gregos que, à noite, saíram de seus esconderijos, abriram os portões da cidade e começaram sua destruição”, descreve o artigo.

É real a história do cavalo de Troia?

Essa história é um mito. Portanto, não se sabe se os acontecimentos narrados por Homero foram reais. Como esclarece o artigo, provavelmente uma das razões para se considerar o cavalo de madeira como recurso mítico-literário é o fato do truque parecer muito exagerado na forma como é narrado.

"Algo tão imaginativo quanto encher um cavalo de madeira com homens para enganar uma cidade inteira não pode ser verdade", indica a publicação.

No entanto, de acordo com o texto, “é errado considerar os mitos como meras fantasias de povos antigos, ou como uma forma de conhecer e explicar a realidade em oposição à ciência”.

Assim, a Guerra de Troia foi, por muito tempo, um mito sem fundamento histórico até que Heinrich Schliemann (um comerciante de tecidos interessado em textos homéricos) investiu sua fortuna na tarefa de descobrir o sítio arqueológico da cidade e confirmar a veracidade da história.

As escavações, realizadas ao longo de muitos anos na atual Hissarlik, na Turquia, trouxeram à luz seis Troias. Assim, o artigo continua: "Embora não possamos precisar quais deles poderiam ou deveriam ter sido de Homero, sabemos que os eventos por ele narrados são sustentados por uma base histórica, mesmo que tenham chegado até nós como um mito."

Dessa forma, tem-se sugerido que os relatos homéricos narram, em termos míticos, o que foi um processo histórico: a invasão dos chamados Povos do Mar, nome pelo qual é conhecido um grupo de povos de identidade ainda desconhecida.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados