Chuva de estrelas do cometa Halley e Lua das Flores: os fenômenos astronômicos de maio de 2025

Uma chuva de meteoros chamará a atenção dos observadores do céu noturno, especialmente no Hemisfério Sul. Além disso, ocorrerá a chamada Lua de Flores. Saiba mais.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de abr. de 2025, 16:15 BRT
Uma Lua cheia, também conhecida em maio como a Lua das Flores, nasce sobre o Lincoln ...

Uma Lua cheia, também conhecida em maio como a Lua das Flores, nasce sobre o Lincoln Memorial e a Memorial Bridge na Virgínia, Estados Unidos.

Foto de Bill Ingalls/Nasa

calendário de fenômenos astronômicos de maio de 2025 traz dois eventos marcantes para observar durante o mês. Trata-se de uma chuva de meteoros que será especialmente visível no Hemisfério Sul, de acordo com a Nasa (a agência espacial estadunidense), e uma Lua cheia cujo nome tem uma origem curiosa.

A seguir, National Geographic analisa os dois destaques astronômicos de maio.

(Vale a pena ler também: Os 5 lagos mais assustadores do mundo – um deles pode até mumificar pessoas)

Quando e como ver a chuva de estrelas Eta Aquáridas em 2025

Maio é sempre um bom período para ver o céu noturno, pois é neste mês que, anualmente, se registra a chuva de estrelas Eta Aquáridas, cujos meteoros se destacam por sua velocidade. Isso porque eles viajam a cerca de 65,4 quilômetros por segundo em direção à atmosfera da Terra, de acordo com a Nasa.

Como a agência espacial aponta, este ano ela estará ativa de 20 de abril a 21 de maio, mas o pico de observação será na noite de 5 a 6 de maio. Nessa época do mês, serão vistos aproximadamente 50 meteoros por hora.

Um destaque desse tipo de fenômeno é que ele não requer nenhum equipamento técnico de visualização. Da mesma forma, para aproveitar ao máximo a chuva de estrelas, é aconselhável encontrar um local escuro e deixar seus olhos se acostumarem com a falta de luz, evitando o uso de telefones celulares.

Nesta exposição de 30 segundos, tirada com uma lente olho de peixe circular, um meteoro se ...

Nesta exposição de 30 segundos, tirada com uma lente olho de peixe circular, um meteoro se espalha pelo céu durante a chuva anual de meteoros Perseidas em Spruce Knob, Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.

Foto de NASA/Bill Ingalls (CC BY-NC-ND 2.0)

Deve-se observar que as Eta Aquarids serão vistas nos hemisférios norte e sul antes do amanhecer. No entanto, o espetáculo celeste será melhor visto no sul global devido à localização do radiante. O radiante (ou seja, o ponto de onde essa chuva parece emanar e, portanto, para onde os observadores devem apontar seu olhar) é a constelação de Aquário.

“Os fragmentos de detritos espaciais que interagem com nossa atmosfera para criar as Eta Aquáridas vêm do cometa 1P/Halley”, diz a agência norte-americana.

Toda vez que o Halley retorna ao Sistema Solar interno, seu núcleo ejeta uma camada de gelo e rocha no Espaço. Os grãos de poeira acabam se tornando as Eta Aquáridas em maio e as Oriônidas em outubro, se colidirem com a atmosfera da Terra.”

(Conteúdo relacionado: Dia Mundial da Astronomia – o que um telescópio europeu acaba de descobrir sobre o Universo escuro?)

O que é a Lua das Flores e quando ela ocorrerá?

A chamada Lua das Flores é um dos nomes dados para a Lua cheia de maio e é assim chamada porque ocorre na época em que flores podem ser vistas na América do Norte com a chegada da primavera

Esta designação à Lua foi dada pelos povos algonquinos, um grupo indígena dos Estados Unidos que vive onde hoje é o nordeste dos Estados Unidos, de acordo com o “The Old Farmer's Almanac” (almanaque que fornece informações astronômicas, meteorológicas, de plantio e outras desde 1792).

Lua cheia de maio também é conhecida por outros nomes relacionados à primavera no norte global, como “Lua de plantio” ou “Lua de brotamento”.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados