Chuva de estrelas do cometa Halley e Lua das Flores: os fenômenos astronômicos de maio de 2025
Uma chuva de meteoros chamará a atenção dos observadores do céu noturno, especialmente no Hemisfério Sul. Além disso, ocorrerá a chamada Lua de Flores. Saiba mais.

Uma Lua cheia, também conhecida em maio como a Lua das Flores, nasce sobre o Lincoln Memorial e a Memorial Bridge na Virgínia, Estados Unidos.
O calendário de fenômenos astronômicos de maio de 2025 traz dois eventos marcantes para observar durante o mês. Trata-se de uma chuva de meteoros que será especialmente visível no Hemisfério Sul, de acordo com a Nasa (a agência espacial estadunidense), e uma Lua cheia cujo nome tem uma origem curiosa.
A seguir, National Geographic analisa os dois destaques astronômicos de maio.
(Vale a pena ler também: Os 5 lagos mais assustadores do mundo – um deles pode até mumificar pessoas)
Quando e como ver a chuva de estrelas Eta Aquáridas em 2025
Maio é sempre um bom período para ver o céu noturno, pois é neste mês que, anualmente, se registra a chuva de estrelas Eta Aquáridas, cujos meteoros se destacam por sua velocidade. Isso porque eles viajam a cerca de 65,4 quilômetros por segundo em direção à atmosfera da Terra, de acordo com a Nasa.
Como a agência espacial aponta, este ano ela estará ativa de 20 de abril a 21 de maio, mas o pico de observação será na noite de 5 a 6 de maio. Nessa época do mês, serão vistos aproximadamente 50 meteoros por hora.
Um destaque desse tipo de fenômeno é que ele não requer nenhum equipamento técnico de visualização. Da mesma forma, para aproveitar ao máximo a chuva de estrelas, é aconselhável encontrar um local escuro e deixar seus olhos se acostumarem com a falta de luz, evitando o uso de telefones celulares.

Nesta exposição de 30 segundos, tirada com uma lente olho de peixe circular, um meteoro se espalha pelo céu durante a chuva anual de meteoros Perseidas em Spruce Knob, Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.
Deve-se observar que as Eta Aquarids serão vistas nos hemisférios norte e sul antes do amanhecer. No entanto, o espetáculo celeste será melhor visto no sul global devido à localização do radiante. O radiante (ou seja, o ponto de onde essa chuva parece emanar e, portanto, para onde os observadores devem apontar seu olhar) é a constelação de Aquário.
“Os fragmentos de detritos espaciais que interagem com nossa atmosfera para criar as Eta Aquáridas vêm do cometa 1P/Halley”, diz a agência norte-americana.
“Toda vez que o Halley retorna ao Sistema Solar interno, seu núcleo ejeta uma camada de gelo e rocha no Espaço. Os grãos de poeira acabam se tornando as Eta Aquáridas em maio e as Oriônidas em outubro, se colidirem com a atmosfera da Terra.”
(Conteúdo relacionado: Dia Mundial da Astronomia – o que um telescópio europeu acaba de descobrir sobre o Universo escuro?)
O que é a Lua das Flores e quando ela ocorrerá?
A chamada Lua das Flores é um dos nomes dados para a Lua cheia de maio e é assim chamada porque ocorre na época em que flores podem ser vistas na América do Norte com a chegada da primavera.
Esta designação à Lua foi dada pelos povos algonquinos, um grupo indígena dos Estados Unidos que vive onde hoje é o nordeste dos Estados Unidos, de acordo com o “The Old Farmer's Almanac” (almanaque que fornece informações astronômicas, meteorológicas, de plantio e outras desde 1792).
A Lua cheia de maio também é conhecida por outros nomes relacionados à primavera no norte global, como “Lua de plantio” ou “Lua de brotamento”.
