Qual a frequência do cometa Halley e quando ele será visto novamente?

O corpo celeste também é conhecido como "1P/Halley”, uma nomenclatura dada devido a esse ser o primeiro cometa de passagem periódica pela Terra registrado na história.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de abr. de 2023, 12:05 BRT

A espaçonave Giotto, lançada em 1985 em um lançador Ariane 1 V14, passou pelo núcleo oculto do cometa Halley em 1986.

Arte de ESA

Foi o astrônomo e matemático britânico Edmund Halley quem reconheceu, ainda no século 17, que os cometas observados em 1531, 1607 e 1682 poderiam ser, na verdade, o mesmo objeto, baseando-se em suas propriedades orbitais. 

Quem explica sobre este fato é a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), a qual informa que o estudo sobre a órbita do cometa só pode ser realizado graças à teoria da gravidade elaborada pelo físico Isaac Newton entre os anos de 1665 e 1666. Com isso, Halley previu que a próxima vez que o cometa entrasse na órbita da Terra seria no ano de 1758, tal como aconteceu.

Embora o astrônomo tenha morrido em 1742 sem ver sua teoria validada, o corpo celeste foi batizado em sua homenagem a título de reconhecimento, informa a ESA. A última vez que o Halley passou pela Terra foi em 1986, e a agência europeia estima que sua próxima aproximação ocorra no ano de 2061.

Quanto tempo leva para o cometa Halley dar uma volta em torno do Sol?

O Halley é importante para a astrofísica porque é um dos poucos cometas brilhantes cuja órbita é bem conhecida. O cometa leva 76 anos para completar uma revolução ao redor do Sol em uma órbita elíptica que o leva para além de Netuno, diz a ESA.

Ele também tem uma das órbitas mais longas ao redor do Sol no Sistema Solar, sendo superada apenas por Urano, Netuno e Plutão, que levam 84, 165 e 248 anos terrestres, respectivamente em seus movimentos orbitais.

O que a ciência diz sobre o cometa Halley

O cometa 1P/Halley é tão brilhante que, de acordo com a ESA, foi registrado desde os anos 240 a.C. Em 1303, o cometa inspirou o artista florentino Giotto di Bondone a pintar um afresco chamado "Adoração dos Magos". Na obra é possível ver uma estrela acompanhada de uma bola de fogo que representa a Estrela de Belém, guia dos três Reis Magos para visitar o nascimento de Cristo.

mais populares

    veja mais

    'A Adoração dos Magos' é uma cena de um ciclo de afrescos que decoram o interior da Capela Scrovegni em Pádua. O afresco foi pintado pelo mestre florentino Giotto di Bondone, provavelmente em 1303 e 1304. O cometa de Halley apareceu em 1301 e inspirou o artista a retratar a estrela de Belém como um cometa de fogo. Quando a Agência Espacial Européia decidiu enviar uma espaçonave para encontrar o cometa, a espaçonave recebeu o nome do artista. A reprodução da pintura é cortesia de Comune di Padova.

    Foto de ESA

    Quase cinco séculos depois, as aparições de Halley em 1835 e 1910 eram aguardadas com grande expectativa pela comunidade científica devido aos avanços da instrumentação astronômica da época. Então, com o surgimento da corrida espacial na segunda metade do século 20, o retorno do cometa em 1986 pôde ser estudado mais de perto.

    Na noite de 12 de março de 1986, a sonda espacial “Giotto” (nome em homenagem ao artista) foi lançada pela Agência Espacial Europeia na Alemanha e realizou um voo a uma curta distância, chegando a cerca de 596 quilômetros do cometa. A expedição espacial revelou como era o núcleo de Halley pela primeira vez na história. Esta missão não tripulada também demonstrou que:

    • O cometa se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos;
    • Cerca de 80% do volume de todo o material liberado do cometa é água;
    • É feito de um dos materiais primitivos mais antigos conhecidos no Sistema Solar;
    • O cometa mede 15 quilômetros de comprimento e tem de 7 a 10 quilômetros de largura;
    • A superfície do cometa é escura como carvão e tem o formato similar ao de uma batata.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados