O que é uma chuva de meteoros?

Para ver este fenômeno no céu, telescópio ou binóculo não são necessários.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de dez. de 2022, 15:44 BRT

Rastros de estrelas e partículas fornecem uma ilusão de poeira do cometa 67P/Churyumov-Gerasimen.

Foto de ESA

Para observar uma chuva de meteoros, basta ver o céu de qualquer ponto, relaxar os olhos e ter paciência. Desta forma, os olhos ficam mais propensos a notar o movimento e é possível ver mais meteoritos.

A qualidade deste espetáculo dependerá do tipo de chuva de meteoros, do tempo de observação, das condições do céu e da fase da lua, entre outros fatores.

O que é uma chuva de meteoros?

Um meteoro é uma rocha espacial, ou meteoroide, que entra na atmosfera da Terra. À medida que o detrito cai em direção ao planeta, a resistência ou atrito com o ar superaquece a rocha, observando assim uma estrela cadente, indica a Nasa.

Esse caminho (rastro deixado no ar) que a estrela deixa para trás não é a rocha em si, mas sim o ar quente que brilha quando a rocha passa pela atmosfera. Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra encontra muitos meteoroides ao mesmo tempo.

(Leia também: Chuva de meteoros Oriônidas 2022: onde e quando vê-la)

Por que se produz uma chuva de meteoros?

É possível encontrar muitos meteoroides ao mesmo tempo, já que os cometas e os planetas do nosso Sistema Solar, incluindo a Terra, também orbitam ao redor do Sol. Conforme o cometa se aproxima do Sol, parte do gelo da superfície dele se aquece e se quebra, liberando poeira e partículas de rocha.

101 | Chuva de meteoros
Saiba como funciona um dos fenômenos mais interessantes do universo.

Esses detritos do corpo celeste se espalham ao longo de sua trajetória, principalmente no interior do Sistema Solar. É por isso que, várias vezes ao ano, conforme a Terra orbita ao redor do Sol, seu deslocamento se cruza com o de outros cometas, fazendo com que colida contra esses detritos.

Os meteoros podem chegar à superfície da Terra?

Quando há uma chuva de meteoros, os rastros brilhantes podem aparecer em qualquer lugar do céu, mas todas as linhas parecem apontar para o mesmo ponto no céu. Isso ocorre porque todos os meteoritos se aproximam da Terra no mesmo ângulo, e o efeito da perspectiva os faz parecer mais distantes.

Em linhas gerais, os asteroides costumam ser pequenos o suficiente para queimar até desaparecer na atmosfera da Terra. Por conta disso, são poucas as probabilidades de algum deles chegar à superfície da Terra.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados