Cultura

Se está escrito "Made in China", provavelmente veio desta cidade

A cidade de Yiwu abriga o maior mercado de pequenos itens do mundo.Friday, February 2, 2018

Por Catherine Zuckerman
No mercado atacadista conhecido como Cidade do Comércio Internacional de Yiwu, na China, milhares de barracas – como esta, repleta de toucas coloridas – exibem todo tipo de bugiganga barata.
Esta reportagem está na edição de fevereiro de 2018 da revista National Geographic Brasil.

O bicho de pelúcia que você acabou de ganhar no Natal deve ter sido feito na China. Onde, exatamente? É bem provável que tenha vindo de Yiwu, três horas ao sul de Xangai. Muitos dos produtos baratos vendidos mundo afora são de lá – decorações para festas, presilhas de cabelo, carrinhos de brinquedo e outros.

Com 1,2 milhão de habitantes, Yiwu tornou-se um destino mercantil importante. Em 1982, a prefeitura instalou ali a Cidade do Comércio Internacional. Por esse imenso mercado atacadista passa uma interminável variedade de produtos, comercializados em cerca de 70 mil barracas, com consequências vertiginosas no resto do mundo.

Os compradores vêm de todas as partes, a fim de examinar amostras de mais de 1 milhão de artigos, antes de fazerem volumosas encomendas. “Cada uma dessas amostras vai ser produzida pelo preço negociado”, comenta o fotógrafo Richard Seymour, que documentou o local em 2014. Em seguida, as mercadorias são colocadas em contêineres – mais de 1 500 deles são preenchidos a cada dia – e enviadas para todos os cantos.  

Continuar a Ler