Dia do Samba: quais são as origens e quem criou o samba?

No dia que é celebrado o ritmo musical mais simbólico do Brasil, descubra mais sobre sua história.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de dez. de 2023, 12:00 BRT
Dia do samba

Exposição no Rio de Janeiro mostrou alguns dos principais nomes do samba brasileiro e ficou em cartaz no Museu do Samba, também na capital fluminense.

Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

Quem não gosta de samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé…”, a famosa música do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi traduz o amor do povo brasileiro a um gênero musical que representa sua alegria: o samba. Tanto que, desde 1964, o dia 2 de dezembro foi instituído como o Dia Nacional do Samba – como explica o site do Senado Federal brasileiro. 

Dia do Samba foi estabelecido em 1964, quando o vereador baiano Luís Monteiro da Costa decidiu fazer uma homenagem ao compositor mineiro Ary Barroso, que já era famoso por “Aquarela do Brasil” e, então, escreveu a letra de “Na Baixa do Sapateiro” para marcar a sua primeira visita à Salvador, segundo conta a Agência Brasil.

 

samba está presente de norte a sul do Brasil, tem estilos variados de ritmo e vai do partido alto ao pagode, do chorinho ao samba rock. A origem do samba, no entanto, possui diferentes versões, mas as mais reconhecidas oficialmente contam que o gênero musical teria nascido na Bahia. 

Conheça mais sobre as origens do samba a seguir: 

Músicos da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, no Rio de Janeiro. 

Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

É possível saber quem criou o samba?

O samba é um gênero musical e dele também deriva de um tipo de dança de mesmo nome. Com raízes africanas, trata-se de uma mistura de ritmos que criaram o estilo único do samba do Brasil, tanto que é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. 

Porque o samba nasceu lá na Bahia” já dizia a letra de Vinícius de Moraes em sua música “Samba da Benção” e, sim, o poeta, compositor e diplomata tinha razão, pois uma das versões mais conhecidas sobre a origem do samba é que as primeiras músicas de samba de roda tenham surgido no Recôncavo Baiano nos anos de 1860, como explica o artigo “Conheça as Origens do Samba no Brasil”, do site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que é subsidiária da Agência Brasil. 

Segundo o texto, diversos historiadores da música popular consideram que o samba de roda baiano deu origem, no final do século 19ao samba carioca, quando muitos negros migraram da Bahia para o Rio de Janeiro. Isso se deu porque queriam reproduzir no novo estado seu ambiente cultural de origem, com religião, culinária, festas e música típicos de onde vinham. 

Daí também teriam surgido as “baianas do samba”, senhoras reverenciadas até hoje nos desfiles de escolas de samba no Carnaval.

O primeiro samba gravado

Apesar de não haver um consenso sobre uma única pessoa ter criado o samba, a história desse gênero musical aponta alguns caminhos. 

Segundo conta a Agência Brasil, o primeiro samba a ser registrado e gravado foi “Pelo Telefone”, em 27 de novembro de 1916 – de autoria de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga

De lá para cá, o samba cresceu enormemente como gênero musical, ganhou novos estilos, se fundiu a outros, e se tornou um dos símbolos nacionais que identifica o Brasil no mundo todo, com centenas de músicos se dedicando a fazer o samba ser ouvido por todo o planeta.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados