Conheça a primeira imagem de um buraco negro ejetando matéria

A fotografia mostra um evento sem precedentes que ajuda os cientistas a entender o fenômeno no centro da galáxia M87.

Publicado 26 de abr. de 2023, 13:28 BRT

Imagem mostra o jato de matéria e a sombra do buraco negro no centro da galáxia M87 juntos pela primeira vez. As observações foram obtidas com telescópios do Global Millimeter VLBI Array (GMVA), do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma), do qual o ESO é parceiro, e do Greenland Telescope.

Foto de R.-S. Lu (SHAO), E. Ros (MPIfR), S. Dagnello (NRAO/AUI/NSF)

buraco negro supermassivo no centro da galáxia Messier 87 (M87), a 55 milhões de anos-luz da Via Láctea, é novamente objeto de uma fotografia espacial. Pela primeira vez, uma equipe de astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra rastros de matéria que gira em torno de um buraco negro.

Graças a essa observação, que começou em 2018 em conjunto com os telescópios do Global Millimetre VLBI Array (GMVA), o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma), do qual o ESO é parceiro, e o Greenland Telescope (GLT), a comunidade astronômica poderá entender melhor como os buracos negros podem lançar jatos de matéria.

Por que os buracos negros emitem energia

buraco negro em M87 é 6,5 bilhões de vezes maior do que o Sol e, à medida que essa matéria espacial orbita o buraco negro, ela se aquece e emite luz. O buraco negro se curva e captura parte dessa luz, criando uma estrutura em torno de si que, vista da Terra, tem o formato de um anel, diz o ESO em comunicado

A escuridão no centro do anel é o que os astrônomos do ESO chamam de "sombra" e foi fotografada pelo Event Horizon Telescope (EHT) em 2017. Embora ambas as imagens combinem dados de vários radiotelescópios em todo o mundo, "a imagem divulgada hoje mostra a luz de rádio emitida em um comprimento de onda maior do que o EHT: 3,5 mm em vez de 1,3 mm", explica a Agência Europeia.

(Talvez você se interesse por: Quantas galáxias existem no Universo?

Como um buraco negro supermassivo é fotografado

Os resultados da imagem GMVA são 50% maiores do que os resultados do Event Horizon Telescope. Para obter resultados mais precisos, o ESO explica que a imagem é o resultado do trabalho com 14 radiotelescópios na Europa e na América do Norte: uma rede global de radiotelescópios que, trabalhando juntos, formam um telescópio virtual do tamanho da Terra.

No futuro, as observações com essa rede de telescópios revelarão como os buracos negros supermassivos podem lançar jatos poderosos de matéria. "Planejamos observar a região ao redor do buraco negro no centro do M87 em diferentes comprimentos de onda de rádio para estudar melhor a emissão do jato", confirma Eduardo Ros, astrofísico colaborador do Instituto Max Planck de Radioastronomia.