Novas imagens de buracos negros contêm pistas de mistérios cósmicos

Uma grande colaboração para observar um buraco negro de diversas maneiras ajuda os cientistas a desvendarem o que acontece quando a gravidade é levada a extremos.

Teoria cósmica abalada: matéria escura distorce aglomerados de galáxias mais que o imaginado

De acordo com o principal modelo da estrutura do universo, os aglomerados maiores não deveriam ser tão distorcidos como observado nos telescópios.

Astrônomos conseguem observar detalhes de um buraco negro

Utilizando uma tecnologia semelhante à ecolocalização, cientistas conseguiram mapear a região ao redor do horizonte de eventos de um buraco negro distante em detalhes inéditos.

Universo está agindo de forma estranha, e ‘lentes’ cósmicas podem revelar motivo

Novo método para medir a velocidade da expansão do universo pode ajudar os astrônomos que lutam com uma possível crise na cosmologia.

Encontrada origem de curiosa rajada de rádio no espaço sideral

A descoberta aumenta o mistério das rajadas rápidas de rádio, que consistem em ecos de explosões cósmicas extremas.

Avistado 'fio' gigante de emissões de rádio ligando aglomerados de galáxias

Cientistas já previam que a estrutura de nosso universo se assemelha a uma enorme teia. Agora, pela primeira vez, conseguimos enxergar um dos fios.

Nossa galáxia está destinada a colidir com sua vizinha — mas quando?

Medições do observatório espacial Gaia ajustaram a previsão de quando e como a Via Láctea colidirá com nossa galáxia vizinha de Andrômeda.

Misteriosas rajadas de rádio detectadas no espaço sideral

A série de sinais de alta velocidade fica a uma distância de 1,5 bilhão de anos-luz da Terra e apresenta ainda uma rajada que se repete, fenômeno raríssimo.

A Via Láctea engoliu adversária galáctica, revelam astrônomos

Nossa galáxia natal devorou uma galáxia anã há cerca de 10 bilhões de anos — e tem outras vítimas em vista.

Duas galáxias em espiral colidiram. A NASA capturou o resultado

Esse circuito deslumbrante repleto de buracos negros oferece uma melhor compreensão das consequências de eventuais acidentes em galáxias como a nossa.