Qual é a maior galáxia do Universo?

Localizada na constelação de Perseus a 232 milhões de anos-luz de distância, a galáxia é um sistema estelar que contém dez vezes mais estrelas do que a Via Láctea.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de mai. de 2023, 10:46 BRT

A Via Láctea sobre uma árvore no Delta do Okavango, Botswana.

Foto de MARK STONE

Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

Essa região do espaço tem um raio aproximado de 250 kilopársecs (815 391 anos-luz) e é a galáxia de disco mais extensa conhecida pela ciência, afirma a ESA. Ela também é conhecida pelo apelido de "Galáxia Godzilla" por ser 2,5 vezes mais larga do que a Via Láctea e conter 10 vezes mais estrelas.

Apesar de seu tamanho colossal, os pesquisadores do Hubble não conseguem compreender como ela cresceu tanto. De acordo com os especialistas que publicaram a imagem em 2020, a UGC 2885 tem se alimentado do hidrogênio que emana de um filamento muito tênue do gás que flui no espaço. 

buraco-negro localizado em seu centro, explica a ESA, também é um "gigante adormecido", pois a galáxia não parece atrair e “se alimentar” de outras galáxias satélites menores – o que ocorre com a Via Láctea e sua vizinha Andromeda, por exemplo.

Uma das pistas que justifica seu tamanho é que, por não ter galáxias vizinhas, a UGC 2885 manteve a forma de seu disco constante, por não ter objetos com os quais colidir e alterar seu tamanho. No entanto, a astrônoma norte-americana Vera Rubin, pioneira na medição de galáxias, afirma que a UGC 2885 é composta principalmente de matéria escura.

Apesar das incógnitas, os cientistas das agências espaciais concordam que os avanços tecnológicos oferecidos pelo Telescópio Espacial James Webb, lançado em 2021, podem fornecer novos resultados sobre o centro dessa galáxia e uma visão muito menos obstruída de suas estrelas do que o Hubble.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados