Exclusivo: veja fotos raras da Rainha Elizabeth dos arquivos de Nat Geo

De antigas cerimônias a jogos de futebol americano, estas 20 fotos raras ou nunca publicadas dos nossos fotógrafos cobrem a vida da histórica monarca.

Por Erin Blakemore
Publicado 8 de set. de 2022, 16:30 BRT, Atualizado 8 de set. de 2022, 17:41 BRT
QEII Winnipeg

Rainha Elizabeth 2ª participa de uma celebração do governo em Winnipeg, Canadá, em 1970. Canadá ficou independente do Reino Unido apenas em 1982. No auge do Império Britânico, estimava-se que uma em cada quatro pessoas no mundo eram súditos da coroa. Durante seu reinado, o território britânico diminuiu de 70 para 16 países.   

Foto de W.E. Garrett /Nat Geo Image Collection

Elizabeth Alexandra Mary Windsor sentou em um antigo trono, seus olhos para baixo. Momentos antes, a mulher de 27 anos foi vestida toda de branco. Agora, ela era Elizabeth 2ª, Rainha do Reino Unido e da comunidade britânica das nações – ombros cobertos por panos dourados, mãos segurando cedro repleto de joias e a cabeça pesada com uma coroa. Clamores de “Deus salve a Rainha!” ecoavam pela Abadia de Westminster enquanto trompetes prateados tocavam.

Na coroação de junho de 1953, ninguém poderia adivinhar que o reinado da rainha duraria um recorde de 70 anos. Mas o significado da elaborada cerimônia não se perdeu para o veterano fotógrafo James Jarché. Usando uma câmera Leica carregada com filme Kodachrome, ele documentou cada momento do ritual secular, depois correu para enviar as imagens, ainda por revelar, por correio aéreo especial à redação da National Geographic em Washington DC, nos EUA.

Os resultados impressionaram os editores da revista, que publicaram uma segunda reportagem na edição de setembro de 1953, para aproveitar as incríveis fotos coloridas, junto com a visão da Nat Geo sobre tudo que ocorria em Londres na época, desde as comemorações em meio a uma população ainda temerosa da guerra até os bichos-de-seda britânicos responsáveis pelas suntuosas vestimentas da rainha.

Cartas chegaram aos montes de todo lugar do mundo, implorando por mais cópias da revista. Foi a “maior reportagem em cores de uma vida”, disse o editor Kip Ross a Jarché.

E National Geographic estava lá para capturar cada passo de sua vida. Seus fotógrafos documentaram a recatada rainha, suas aparições públicas e ofereceu algumas raras vistas da vida privada que Elizabete tanto resguardava.

Rei George 6, Rainha Elizabeth (consorte da rainha), Rainha Mary (mãe da rainha) e a então Princesa Elizabeth posam em frente a um modelo do navio The Sovereign of the Sea no Museu Marítimo Nacional durante sua abertura em Greenwich, Londres, em 1937.

Foto de W. E. Meayers, Nat Geo Image Collection

mais populares

    veja mais

    Rainha Elizabeth 2ª é coroada rainha pelo arcebispo aos 25 anos na Abadia de Westminster, em Londres, em 2 de junho de 1953.

    Foto de James Jarche /Nat Geo Image Collection

    Rainha Elizabeth 2ª em um carro com seu marido, Príncipe Philip, Duque de Edinburgo, no caminho para visitar Higham Ferrers, uma pequena cidade perto de Northampton, na Inglaterra, em 9 de julho de 1965.

    Foto de George F. Mobley /Nat Geo Image Collection

    Rainha Elizabeth 2ª caminha com o Sheikh Isa bin Salman Al Khalifa durante visita ao Bahrain em 1979. A viagem foi sua primeira visita ao país de uma cabeça de estado mulher, e uma das paradas em um tour por seis países da Península Arábica.

    Foto de Steve Raymer /Nat Geo Image Collection

    Presidente Gerald Ford fala a uma multidão com a Rainha Elizabeth 2ª ao seu lado, na Casa Branca, em Washington, DC, EUA. O presidente e a primeira-dama realizaram um jantar na Casa Branca em comemoração à rainha e ao príncipe Philip em 7 de julho de 1976. A visita era relativa às comemorações do bicentenário da Revolução Americana.

    Foto de Joseph H. Bailey /Nat Geo Image Collection

    A Rainha Elizabeth 2ª fala aos membros de peruca da Casa dos Lordes na abertura do Parlamento em 1960. A rainha abriu o Parlamento em todos os anos do seu reinado, exceto em 1959 e 1963, porque estava grávida.

    Foto de Robert Goodman /Nat Geo Image Collection

    Rainha Elizabeth 2ª e seu marido, Príncipe Philip Mountbatten, desembarcam de um iate de madeira em Suva, Fiji. Eles chegaram a Fiji, então colônia britânica, em dezembro de 1953, pouco depois dela se tornar rainha.

    Foto de Howell Walker /Nat Geo Image Collection

    Rainha Elizabeth 2ª em frente aos degraus da igreja durante o funeral do primeiro-ministro Winston Churchill, em 1965.

    Foto de Joe Scherschel /Nat Geo Image Collection

    mais populares

      veja mais

      Rainha Elizabeth 2ª à cavalo durante a marcha Trooping the Colour em 1984, acompanhada por seu filho, Príncipe Charles, à sua direita, e seguida por seu marido e outros. Todos estão vestidos em uniforme da Guarda Galesa, decorada com medalhas da realeza. Os homens vestem quepes de pele de urso.

      Foto de Jodi Cobb /Nat Geo Image Collection

      Rainha Elizabeth 2ª dirige seu carro até a missa de domingo em 1979. Apesar de não possuir carteira de motorista, a rainha sempre gostou de dirigir e continuou praticando mesmo depois de um susto de saúde em novembro de 2021. Ela aprendeu a dirigir e fez aulas de mecânica no Serviço Territorial Auxiliar das Mulheres em 1945, durante a Segunda Guerra. Ela foi a primeira mulher da Família Britânica Real a servir nas forças armadas.

      Foto de James L. Stanfield /Nat Geo Image Collection

      Rainha Elizabeth 2ª, no meio, observa Charles, o Príncipe de Gales, durante sua cerimônia de Investidura, em Gwynedd, País de Gales, em 1º de julho de 1969.

      Foto de James L. Stanfield /Nat Geo Image Collection

      Rainha Elizabeth 2ª e Príncipe Charles acenam de uma sacada à multidão durante sua Investidura em 1969.

      Foto de Brian Shuel /Nat Geo Image Collection

      A então Princesa Elizabeth e seu marido Philip colocam uma guirlanda na tumba do Soldado Anônimo no Cemitério Nacional de Arlington, nos EUA, em 1951.

      Foto de Willard Culver /Nat Geo Image Collection

      Rainha Elizabeth 2ª e Príncipe Philip deixam o Castelo Caernaravon, no País de Gales, em 1963.

      Foto de Dean Conger /Nat Geo Image Collection

      Rainha Elizabeth 2ª recebe lembranças de várias personalidades no estádio Bryd, durante um jogo de futebol americano no estado americano de Maryland, nos EUA, em 1957.

      Foto de William W. Campbell III /Nat Geo Image Collection

      Rainha Elizabeth 2ª conversa com Príncipe Philip e Príncipe Charles em Windsor, Inglaterra, em 1979.

      Foto de James L. Stanfield /Nat Geo Image Collection

      Queen Elizabeth II speaks with equestrian riders while awarding ribbons at the Royal Windsor Horse Show at Winsor Great Park in 1979.

      Foto de James L. Stanfield /Nat Geo Image Collection

      mais populares

        veja mais

        A família real na varanda do Plácio de Buckingham durante o encerramento da procissão Trooping the Colour em homenagem ao aniversário da rainha. Rainha Elizabeth 2ª está ao lado de seu marido, Príncipe Philip, e seu filho, Príncipe Charles. Eles vestem uniformes da Guarda Galesa (casacos vermelhos com detalhes azuis) e medalhas de honra. Também estão outros membros da família real: a mãe da Rainha; Príncipe William de Gales, no colo de seu pai, Príncipe Charles; Princesa Margaret, a irmã da rainha; Príncipe Andrew, de terno escuro na porta; Michael, duque de Kent, ao lado da Princesa Diana; e três crianças não identificadas.

        Foto de Jodi Cobb /Nat Geo Image Collection

        A cerimônia Garter no Palácio de Windsor instala novos Cavaleiros da Ordem durante serviço na capela São Jorge. A Ordem dos Garter antes realizava suas cerimônias na Capela de São Jorge do Palácio de Windsor, mas elas foram descontinuadas em 1805. O Rei Jorge 6º restabeleceu as cerimônias em 1948, e elas se tornaram um evento anual.

        Foto de Jim Richardson /Nat Geo Image Collection
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados