Sobrevivendo ao Holocausto: memórias angustiantes que não podem ser esquecidas

Museus, livros, documentários e um banco de dados estão entre iniciativas conduzidas por brasileiros para disseminar a história do antissemitismo nazista para as novas gerações.

As atrocidades do antissemitismo nazista na Romênia sob o olhar de um garoto

“Só não morri em Auschwitz por que uma tempestade de neve não me deixou embarcar para lá”, conta Joshua Strul, sobrevivente do Holocausto radicado no Brasil.

“Passei a vida perguntando por que sobrevivi ao Holocausto”, diz homem preso pelos nazistas aos 7 anos

Nascido na antiga Tchecoslováquia, Thomas Venetianer perdeu praticamente todos os familiares, mas ele, o pai e a mãe resistiram “milagrosamente” aos campos de concentração e se restabeleceram em São Paulo no fim dos anos 1940.

Sobrevivente de seis campos de concentração carrega o Holocausto marcado na pele e na memória

Auschwitz, Buchenwald, Spaichingen, guetos e marchas da morte: o polonês Kiwa Kozuchowicz considera-se hoje brasileiro e, aos 96 anos, é um símbolo das atrocidades cometidas pelo nazismo.

Amiga de Anne Frank que resistiu ao Holocausto transmite horrores do nazismo para estudantes brasileiros

A holandesa Nanette Blitz Konig, 90 anos, teve a família destruída na Segunda Guerra Mundial. Oito décadas após início do confronto, a National Geographic resgata as memórias de sobreviventes que residem no Brasil.

Quem traiu a judia Anne Frank e sua família?

Após 75 anos de sua prisão, investigadores ainda vasculham arquivos e especulam como os nazistas descobriram a adolescente holandesa.

As ‘crianças-lobo’ esquecidas da Segunda Guerra Mundial

Após o final do conflito devastador, crianças da Prússia Oriental fizeram o possível para sobreviver. Conheças algumas historias.
Portfólio

Durante décadas, um fotógrafo retorna às praias marcadas pelo Dia D

A cada dez anos, militares, civis e veteranos de guerra se reunem no norte da França para relembrar os acontecimentos que mudaram os rumos da Segunda Guerra Mundial.