"Nuremberg: As Fitas Perdidas", da National Geographic, expõe a natureza criminosa do Terceiro Reich

A produção, que estreou em março no Star+, revela testemunhos inéditos de criminosos nazistas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de mar. de 2023, 16:57 BRT
Líderes nazistas sentados em um tribunal no Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, em Nuremberg, Alemanha.

Líderes nazistas sentados em um tribunal no Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, em Nuremberg, Alemanha.

Foto de Arquivo

O documentário Nuremberg: As Fitas Perdidas revela detalhes de como foi planejado um dos piores crimes contra a humanidade. A produção da National Geographic, que estreia em março no Star+, traz cenas e áudios inéditos do tribunal que julgou muitos dos responsáveis pelo Holocausto depois do fim da Segunda Guerra Mundial

O documentário, que é dirigido e roteirizado pela produtora Liz Reph, apresenta material de mais de dois mil discos gravados durante os Julgamentos de Nuremberg. 

Os áudios e documentos escritos trazem testemunhos de oficiais nazistas que são fonte de grande parte do que sabemos sobre o Holocausto. Isto inclui os detalhes do campo de concentração de Auschwitz e a destruição do Gueto de Varsóvia, além da estimativa de 6 milhões de vítimas entre os judeus, segundo a Enciclopédia do Holocausto, do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos. 

mais populares

    veja mais

    O que foram os Julgamentos de Nuremberg?

    Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os vitoriosos países Aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética) constituíram o Tribunal Militar Internacional (TMI) para o julgamento dos principais oficiais da Alemanha nazista

    A medida foi tomada a fim de expor ao mundo a natureza criminosa do Terceiro Reich, segundo o artigo O Julgamento de Nuremberg e o de Eichmann em Jerusalém: o cinema como fonte, prova documental e estratégia pedagógica, do historiador social Wagner Pinheiro Pereira. Ele também é pesquisador da Universidade de São Paulo e do Centro de Estudos sobre Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim.

    mais populares

      veja mais
      À esquerda: No alto:

      Por volta de 1946: celas de guarda do exército Americano com criminosos de guerra, incluindo Goering e Hess, em prisão de Nuremberg, Alemanha.

      Foto de Arquivo
      À direita: Acima:

      Sala de documentos dos EUA, nos julgamentos de crimes de guerra de Nuremberg, 1945.

      Foto de US Holocaust Memorial Museum

      O TMI acusou 22 militares da alta liderança nazista de conspiração para cometer crimes de paz, de guerra e contra a humanidade, nos quais incluiam “assassinato, extermínio, escravidão, deportação ou perseguições com bases políticas, raciais ou religiosas”, segundo o Museu Memorial. 

      As audiências, que foram gravadas, ocorreram na cidade de Nuremberg, na Alemanha. As gravações dos Julgamentos de Nuremberg são a matéria-prima do documentário produzido pela National Geographic, disponível no Star+.

      Consequências dos Julgamentos de Nuremberg

      Segundo o Museu Memorial do Holocausto, o TMI terminou em outubro de 1946 com os veredictos de pena de morte para 12 dos acusados, prisão perpétua para três, quatro penas de 10 a 20 anos de prisão, e três absolvições.

      Veja mais no Star+

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados