Por que as vítimas do Holocausto são lembradas em 27 de janeiro

A data foi instaurada pelas Nações Unidas para recordar um evento importante relacionado ao Holocausto.

Retratos de jovens prisioneiros são exibidos em um memorial do Holocausto.

Foto de James Stanfield
Por Redação National Geographic
Publicado 27 de jan. de 2023, 11:18 BRT

O 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, por ocasião do 60º aniversário da derrota do regime nazista e da libertação dos campos de concentração nazistas.

O que foi o Holocausto

De acordo com o site Yad Vashem, o Centro Mundial para a Memória da Shoah, o Holocausto foi a perseguição e aniquilação sistemática de judeus e outros povos realizada pela Alemanha nazista e seus colaboradores entre 1933 e 1945.

Nesse período, os judeus foram as principais vítimas, e cerca de seis milhões deles foram mortos, segundo dados do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos.

Por que se lembrar das vítimas do Holocausto em 27 de janeiro

A data de 27 de janeiro rememora a libertação do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945, indica a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Segundo o Yad Vashem, Auschwitz-Birkenau foi o maior centro de extermínio criado pelos nazistas. Quando os soviéticos chegaram ao local, encontraram apenas 7 mil sobreviventes dos mais de um milhão de judeus que foram mortos naquele lugar.

Um rabino observa uma exibição de sapatos de vítimas de campos de concentração.

Foto de James Stanfield

Quando é o Dia do Holocausto e do Heroísmo 

Há outra data conhecida como Dia do Holocausto e do Heroísmo (Yom Hashoá, em hebraico). Este é um marco no calendário nacional de Israel, que começa ao pôr do sol no dia 27 do primeiro mês do calendário judaico religioso e termina no pôr do sol seguinte.

(Você também pode estar interessado em: Por que Yom Kippur é o dia mais sagrado do ano judaico?)

Em 2023, de acordo com o site Yad Vashem, o Dia do Holocausto e do Heroísmo será em 18 de abril. “O parlamento israelense escolheu esta data porque ela se encontra entre o dia em que começou a Revolta do Gueto de Varsóvia e o Dia da Independência de Israel, e também porque cai durante o tradicional período de luto judaico conhecido como Contagem do Ômer”, explica o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, em seu site oficial.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados