Novo rei da Inglaterra: 5 fatos sobre Charles 3º que você talvez não conheça
Após o falecimento da mãe, Elizabeth 2ª, Charles assumiu o trono do Reino Unido e será coroado neste sábado. Conheça algumas curiosidades sobre o novo rei.

O atual rei foi o primeiro herdeiro do trono a obter um diploma universitário.
O rei britânico Charles 3º, anteriormente conhecido como o príncipe de Gales, e a rainha consorte, Camila, serão coroados neste 6 de maio na Abadia de Westminster. Antes do grande evento, conheça algumas curiosidades sobre o novo monarca. As informações são do site oficial da Família Real Britânica, o Royal UK.
1. Charles 3º se tornou herdeiro do trono aos três anos
O príncipe Charles Philip Arthur George nasceu no Palácio de Buckingham, em 14 de novembro de 1948. Em 1952, sua mãe foi coroada rainha, tornando Charles o herdeiro aparente (próximo na linha de sucessão ao trono) aos três anos.
2. Charles, o primeiro a frequentar a universidade
De acordo com o Royal UK, o atual rei foi o primeiro herdeiro do trono a obter um diploma universitário. Charles estudou arqueologia e antropologia em seu primeiro ano na Universidade de Cambridge, embora tenha mudado para história posteriormente e se formado na disciplina em 1970.
3. Uma rã leva o nome do monarca
Entre as diversas homenagens que já recebeu, uma pode ser bem inusitada. Seu nome foi dado a uma rã nativa das florestas tropicais da América do Sul. O animal Hyloscirtus Princecharlesi, ou sapo príncipe Charles, recebeu esse nome devido à relação do monarca com a proteção das florestas tropicais do mundo.
Esse anfíbio é nativo do Equador e está classificado como criticamente ameaçado de extinção pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
4. O rei é defensor da natureza
Charles 3º sempre demonstrou preocupação com o meio ambiente, afirma o Royal UK. Em 1970, ele falou publicamente pela primeira vez sobre a poluição por plásticos e seu impacto no mundo natural. Ele também escreveu livros sobre a natureza e o meio ambiente, incluindo Harmony a Revolução da Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (um livro de especialista em joaninhas).
5. O novo monarca colabora com causas beneficentes
O rei tem colaborado com várias organizações beneficentes, incluindo as fundações The Prince's Trust e The Prince's Foundation. De acordo com o site da família real britânica, o monarca apoiou uma ampla variedade de causas relacionadas ao meio ambiente, comunidades rurais, artes, saúde e educação.
"Como príncipe de Gales, sua majestade presidiu ou patrocinou mais de 800 organizações e iniciativas beneficentes no total", informa o Royal UK.