Os 5 fatos sobre Charles 3º que talvez você não conheça

Ele herdou a coroa em 2022, após a morte de sua mãe, Elizabeth 2ª, e foi coroado em 6 de maio de 2023 na Abadia de Westminster.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de mai. de 2023, 10:47 BRT, Atualizado 5 de fev. de 2024, 16:20 BRT

O atual rei foi o primeiro herdeiro do trono a obter um diploma universitário.

Foto de James L. Stanfield

O rei britânico Charles 3º, foi diagnosticado com câncer, conforme informou um comunicado oficial divulgado pelo Palácio de Buckingham no dia em 5 de fevereiro de 2024. De acordo com o relatório, o monarca já iniciou um programa de tratamentos regulares para lidar com a doença.

Por esse motivo, ele suspenderá seus deveres públicos, embora continue a conduzir os negócios do Estado e os negócios oficiais normalmente, disse o comunicado oficial.

Quando Carlos 3º foi coroado?

Carlos 3º (anteriormente conhecido como Príncipe de Gales) e a rainha consorte Camilla foram coroados em 6 de maio de 2023, na Abadia de Westminster, em Londres.

Aqui estão alguns destaques do monarca britânico:

1. Charles 3º se tornou herdeiro do trono aos três anos 

O príncipe Charles Philip Arthur George nasceu no Palácio de Buckingham, em 14 de novembro de 1948. Em 1952sua mãe foi coroada rainha, tornando Charles o herdeiro aparente (próximo na linha de sucessão ao trono) aos três anos, segundo Royal UK, o site oficial da família real britânica.

2. Charles, o primeiro a frequentar a universidade

De acordo com o Royal UK, o atual rei foi o primeiro herdeiro do trono a obter um diploma universitário. Charles estudou arqueologia e antropologia em seu primeiro ano na Universidade de Cambridge, embora tenha mudado para história posteriormente e se formado na disciplina em 1970.

3. Uma rã leva o nome do monarca

Entre as diversas homenagens que já recebeu, uma pode ser bem inusitada. Seu nome foi dado a uma rã nativa das florestas tropicais da América do Sul. O animal  Hyloscirtus Princecharlesi, ou sapo príncipe Charles, recebeu esse nome devido à relação do monarca com a proteção das florestas tropicais do mundo.

Esse anfíbio é nativo do Equador e está classificado como criticamente ameaçado de extinção pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

4. O rei é defensor da natureza

Charles 3º sempre demonstrou preocupação com o meio ambiente, afirma o Royal UK. Em 1970, ele falou publicamente pela primeira vez sobre a poluição por plásticos e seu impacto no mundo natural. Ele também escreveu livros sobre a natureza e o meio ambiente, incluindo Harmony a Revolução da SustentabilidadeMudanças Climáticas (um livro de especialista em joaninhas).

5. O novo monarca colabora com causas beneficentes

O rei tem colaborado com várias organizações beneficentes, incluindo as fundações The Prince's Trust e The Prince's Foundation. De acordo com o site da família real britânica, o monarca apoiou uma ampla variedade de causas relacionadas ao meio ambiente, comunidades rurais, artes, saúde e educação.

"Como príncipe de Gales, sua majestade presidiu ou patrocinou mais de 800 organizações e iniciativas beneficentes no total", informa o Royal UK.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados