Como eram as primeiras bicicletas do mundo?

A história das bikes remonta ao século 19. No Dia Mundial da Bicicleta, descubra suas origens.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 2 de jun. de 2023, 15:25 BRT
Bicicletas para aluguel no centro de Orleans, Massachusetts, Estados Unidos.

Bicicletas para aluguel no centro de Orleans, Massachusetts, Estados Unidos.

Foto de Amy Toensing

bicicleta é um meio de transporte de duas rodas que surgiu no século 19. Atualmente, ela é usada não apenas para mobilidade, mas também para recreação e esporte. É uma boa alternativa ao carro, pois é sustentável, simples, econômica, confiável, limpa e ecologicamente correta. 

No Dia Mundial da Bicicleta, comemorado em 3 de junho, aprenda sobre as origens desse meio de transporte que vem sendo usado há mais de dois séculos.

Quais são as origens da bicicleta?

Embora seja um item popular e difundido no mundo, suas origens são difusas. Como aponta a Enciclopédia Britannica, um banco de dados inglês de informações, há discrepâncias entre os historiadores quanto à invenção da bicicleta e à data de sua criação.

De acordo com a Britannica, a primeira máquina de duas rodas movida por humanos de que se tem registro é a Draisienne. Ela foi fabricada pelo barão alemão Karl von Drais, de Sauerbronn, que a conduziu por 14 quilômetros em 1817 e, no ano seguinte, a exibiu em Paris. 

Um membro de um clube de bicicletas antigas passeia por Hadley, EUA.

Foto de David Arnold

A "máquina de corrida", como von Drais a chamava, era feita de madeira, o piloto era impulsionado remando com os pés contra o chão e seus braços eram apoiados em uma prancha. 

Embora von Drais tenha obtido a patente, logo foram produzidas cópias em outros países, como Grã-Bretanha, Áustria, Itália e Estados Unidos.

Um ano depois, em 1818, o londrino Denis Johnson criou uma versão aprimorada da Draisienne e a chamou de "carruagem para pedestres". Ele produziu mais de 300 exemplares, mas eles ainda eram muito caros e pouco práticos para dirigir.

Ainda de acordo com a Britannica, os 40 anos seguintes se concentraram em experimentos com velocípedes de três e quatro rodas, embora os novos designs não tenham sido explorados comercialmente.

O termo bicicleta passou a ser usado no velho continente em 1868 para substituir o termo "velocipede", segundo a enciclopédia.

(Conteúdo relacionado: Afuá, a cidade das bicicletas na Amazônia brasileira)

Como a bicicleta se tornou popular

Outro homem importante na história da bicicleta é Pierre Lallement, um mecânico francês que construiu e demonstrou em 1963 um velocípede movido por pedais montados na roda dianteira.

Há também outros nomes importantes:  Pierre Michaux e seu filho Ernest. Eles tinham uma empresa que fabricava fechaduras para carruagens e, na década de 1860, introduziram um velocípede de pedal com estruturas de ferro fundido maleável, destinado à produção em larga escala.

A invenção atraiu a atenção dos irmãos René e Aimé Olivier, que ficaram entusiasmados e compraram parte da empresa Michaux. Graças ao investimento deles, a partir de 1867, o número de velocípedes se multiplicou nas ruas e o meio de transporte se tornou popular, especialmente entre os jovens.

Em 1869, os Oliviers assumiram o controle total da empresa de Michaux e mudaram o nome para Compagnie Parisienne des Velocipedes. A produção chegou a cerca de 200 exemplares por mês. Naquela época, mais de 100 empresas francesas estavam fabricando velocípedes.

Ao longo dos anos, as bicicletas evoluíram, com vários desenvolvimentos. De acordo com a Britannica, a maioria das bicicletas atualmente se enquadra em seis categorias principais: utilitária, de passeio, de corrida, de montanha, híbrida e BMX (motocross).

Quais são os benefícios do ciclismo?

Reconhecendo a singularidade, a longevidade e a versatilidade da bicicleta, a Assembleia das Nações Unidas (ONU) decidiu declarar o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta.

De acordo com o órgão internacional, o ciclismo contribui para a atividade física que traz benefícios à saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas, derrames, certos tipos de câncer e diabetes.

É também um meio de transporte econômico e sustentável, que resolve os problemas de mobilidade das cidades e promove um ar mais limpo, acrescenta a ONU.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados