Onde fica exatamente a cidade de Belém, onde Jesus teria nascido?
Um retrato de Jesus Cristo na Igreja da Natividade, em Belém.
O Natal, comemorado anualmente em 25 de dezembro, celebra o nascimento de Jesus, o profeta judeu falecido em torno de 30 d.C que se tornou o maior símbolo religioso do cristianismo. De acordo com a tradição cristã, seu nascimento teria ocorrido em Belém, uma cidade localizada a cerca de dez quilômetros ao sul de Jerusalém (capital de Israel), segundo explica a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)..
Belém é muito importante para os fiéis por ser considerada como o local de nascimento de Jesus, como também reforça o site oficial da cidade, que atualmente possui uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.
(Você pode se interessar por: O ano em que a Inglaterra cancelou o Natal)
Belém fica a 10 quilômetros ao sul da cidade de Jerusalém, na região montanhosa da chamada Terra Santa. Desde pelo menos o século 2 d.C., as pessoas acreditam que o local onde hoje se encontra a Igreja da Natividade, em Belém, foi onde Jesus nasceu. Na foto, uma parte da Igreja da Natividade, que é rota de peregrinos de todo o mundo.
O lugar onde Jesus teria nascido dentro da cidade de Belém
“Desde pelo menos o século 2 d.C., acredita-se que o local onde hoje se encontra a Basílica da Natividade, em Belém, foi onde Jesus nasceu”, explica o site da Unesco sobre o local. “Tradicionalmente, acredita-se que o nascimento se deu em uma caverna, em particular, sobre a qual a primeira igreja foi construída, seja o local do nascimento”, continua a fonte.
A construção ao sul de Jerusalém é um destino que reúne multidões de peregrinos. A primeira igreja nesse local foi construída em 399 d.C., mas foi substituída por outra no século 6 devido a um incêndio. Pisos de mosaico elaborados da construção original podem ser encontrados na igreja atual.
O local também abriga conventos e igrejas de várias tradições, incluindo a latina, a grega, a ortodoxa, a franciscana e a armênia. Além disso, possui “torres sineiras, jardins em terraços e uma rota de peregrinação que atrai visitantes de todo o mundo”, diz a fonte da ONU.
A Basílica da Natividade e a Rota de Peregrinação de Belém estão na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 2012. A organização atribui um valor universal ao local “por sua associação com o local como sendo o ponto de nascimento do fundador de uma importante religião”.
O local também é um dos mais sagrados para os cristãos do mundo e tem sido identificada como tal pelas pessoas há cerca de 1.700 anos, segundo a agência da ONU.
A associação do lugar que se acredita ser o local de nascimento de Jesus está documentada desde o século 4 d.C., acrescenta a Unesco. Desde aquela época, as construções acrescentadas ao local foram erguidas para aumentar esse significado religioso.
(Conteúdo relacionado: Os 4 dados sobre Maria, a mãe de Jesus segundo o cristianismo)
A cidade de Belém, um lugar-chave na história da humanidade
Belém tem uma longa história que remonta a mais de 3 mil anos. A cidade foi mencionada pela primeira vez nas cartas de Amarna (um conjunto de placas de argila descobertas em Akhnaton, no Egito Médio) por volta de 1350 a.C., observa o portal do município.
Nessas cartas, a cidade é descrita como “um importante ponto de parada e descanso para viajantes da Síria e da Palestina a caminho do Egito”. Também é observado que ela era “uma cidade fronteiriça da Palestina central”.
No Antigo Testamento da bíblia cristã, Belém aparece quando Jacó e sua família viajam para Hebron. Belém aparece quando Jacó e sua família viajam para Hebron. Lá, “sua esposa Raquel morreu ao dar à luz a Benjamin, e ele a enterrou ao lado da estrada para Belém”, relata a bíblia. Isso fez com que seu túmulo se tornasse um local de veneração, de acordo com o portal da cidade.
Naquela época, Belém era uma pequena cidade murada, e seu nome, que significa “a frutífera”, sugere seu caráter agrícola.
O nascimento de Jesus em Belém também cumpriu uma antiga profecia de que o “príncipe do seu povo” nasceria neste local. O evento marcou um ponto de virada na história cristã, de acordo com o site do governo de Belém.
Ainda de acordo com essa mesma fonte, ao longo dos séculos Belém se tornou um importante centro religioso e cultural, especialmente no século 4º, quando São Jerônimo chegou à cidade para continuar seu trabalho na atmosfera da vida monástica. No século 12, após a conquista dos cruzados, Belém se estabeleceu como um centro comercial e religioso.
Apesar dos conflitos e das mudanças de poder ao longo de sua história, Belém continua sendo um lugar significativo para milhões de pessoas no mundo, tanto por sua importância religiosa quanto cultural.