Como foi criado o Estado de Israel?

Israel é a única nação judaica do período moderno da história e está na lista de países desenvolvidos. Mas ainda enfrenta tensões e conflitos no Oriente Médio.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de out. de 2023, 15:59 BRT

Vista da antiga cidade de Jerusalém, Israel.

Foto de GETTY IMAGES INC

surgimento de Israel foi um dos eventos históricos que moldaram o século 20 e está intimamente ligado com o fim da Segunda Guerra Mundial e do domínio britânico na região do Oriente Médio. 

O país se autodenominou um estado independente em 14 de maio de 1948, como informa o site do Consulado Geral de Israel. O acontecimento foi parte de uma resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) de novembro de 1947, em um plano para dividir a região da Palestina (antiga província palestina otomana) entre Israel e um estado que reunisse a população local de língua árabe. 

Logo na sequência à criação de Israel, no entanto, o país teve que enfrentar a chamada Guerra da Independência contra Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque, que atacaram o território recém delimitado, informa o site do Consulado Geral de Israel. O conflito durou 15 meses e matou cerca de 6 mil israelenses, completa a Encyclopædia Britannica, plataforma de conhecimento do Reino Unido. 

Atualmente, Israel é a única nação judaica do período moderno, como explica a Britannica, e possui cerca de 9 milhões e 153 mil habitantes. E apesar de já ter assinado acordos de paz com Egito e Jordânia, continua em conflito com o povo palestino em territórios como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. 

Onde fica Israel no Oriente Médio?

Geograficamente, Israel está localizado no extremo leste do Mar Mediterrâneo. Faz fronteira ao norte com o Líbano, a nordeste com a Síria, a leste e sudeste com a Jordânia, e a sudoeste pelo Egito, diz a Britannica

Israel abriga Jerusalém, cidade histórica sagrada para diversas religiões do mundo, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, a qual controla desde 1967, conta a enciclopédia. 

Já Tel Aviv, fundada em 1909 e localizada a cerca de 66 quilômetros de Jerusalém, é a capital e a maior cidade de Israel, além de ser conhecida como seu principal centro cultural e econômico, descreve a Britannica.   

Como país, Israel acabou se tornando próspero ao receber imigrantes judeus com alto nível de conhecimento e vindos de diversas partes do mundo, bem como grandes quantias de dinheiro após sua independência doados por personalidades judias, diz a plataforma do Reino Unido. 

Além disso, investimentos vindos da Alemanha (como reparação ao Holocausto do regime nazista), bem como subsídios e ajudas enviadas dos governantes dos Estados Unidos, desenvolveram a nação, informa a Britannica, fazendo com Israel ocupe o posto de 22ª economia do mundo (entre 191 países) de acordo com o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da ONU.

Israel e a Faixa de Gaza

Os palestinos protestam contra um assentamento israelense que se estende até o seu lado da fronteira que os separa. Cisjordânia, Israel (2014).

Foto de John Stanmeyer

Também é diante do Mediterrâneo, espremida entre o mar e o Estado de Israel, que está a Faixa de Gaza. Ela ocupa uma pequena área de 363 km² de terra disputada entre colonos israelenses e palestinos. 

Atualmente, segundo dados da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (Unrwa), Gaza abriga 2,1 milhões de pessoas, em sua maioria refugiados palestinos.

Na manhã de 7 de outubro de 2023, o Hamas (grupo nacionalista islamista que governa a Faixa de Gaza) iniciou a "Operação Al-Aqsa Flood", disparando centenas de projéteis contra Israel, invandindo o território israelense por terra e matando centenas de pessoas. O ato se configurou, historicamente, em um dos maiores ataques ao Estado de Israel desde o seu surgimento. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados