
Quais países fazem fronteira com a Ucrânia, nação encravada no leste da Europa?
O Mosteiro de São Miguel, com sua cúpula dourada, é um dos pontos turísticos principais de Kiev, capital da Ucrânia.
Um país rico culturalmente e em recursos naturais: assim é a Ucrânia, um dos territórios mais cobiçados do continente europeu, encravado de frente para o Mar Negro, parcela de água salgada que o separa diretamente da Turquia. É como explica a Encyclopedia Britannica, plataforma de conhecimentos gerais do Reino Unido.
Com um tamanho de 603,549 km², a Ucrânia se tornou independente através de um referendo realizado em 1º de dezembro de 1991, diz a fonte. Antes disso, os ucranianos integravam a antiga União Soviética (URSS), mas com sua independência ele se tornou o segundo maior país do continente europeu, com exceção da Rússia, confirma a plataforma.
Dados de 2025 dão conta que nesse território vivem cerca de 42 milhões e 721 mil pessoas, confirma a Britannica. Desse total, mais de três quartos vivem na capital, Kiev, e em seus arredores, fazendo dessa a cidade mais populosa do país.
(Você pode se interessar por: Os glaciares do mundo estão derretendo mais rápido do que pensávamos, mostra nova pesquisa)

O mapa mostra a Ucrânia na parte leste da Europa e com uma grande fronteira direta com a Rússia.
Os países que são vizinhos do território ucraniano
Além do Mar Negro, que banha parte da Ucrânia ao sul, a Ucrânia faz fronteira com a Bielorrússia ao norte, com a Rússia a leste, com também ao sul, além de Hungria, Eslováquia e Polônia a oeste, e Romênia e Moldávia (um pequeno país dos Balcãs) a sudoeste.
Justamente por causa dessa fronteira multiétnica, é fácil encontrar quem compreenda mais de um idioma dentro da Ucrânia. Apesar do ucraniano ser a língua oficial, o russo, o romeno, o polonês, o húngaro, o bielorrusso e o búlgaro também podem ser falados, confirma a Britannica.
(Para se aprofundar no assunto: Rússia e Ucrânia a complicada história que conecta (e divide) os dois países)

Um fazendeiro de milho durante a colheita feita na cidade de Haisyn, na Ucrânia.
Repleto de planícies, rios e rodeada pelas montanhas do Cárpato ucraniano, o país é considerado o “celeiro” da Europa por seu tamanho e quantidade de terras dedicadas à agricultura. No entanto, na Ucrânia se encontram algumas das áreas europeias mais poluídas, diz a Britannica, bem como a região de Chernobyl, onde aconteceu o acidente nuclear mais mortal e perigoso da história.
