Meio Ambiente

Cansada, população do Caribe tenta se proteger do furacão Maria

A tempestade destrutiva, a quarta a ser classificada Categoria 4 ou superior em 2017, está fazendo o mesmo caminho que o recente furacão Irma.quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Por Heather Brady
ver galeria

O furacão Maria surgiu aparentemente do nada, após dois grandes furacões que atingiram a terra em menos de um ano.

Cansada de tempestades, uma parte do mundo respirava aliviada após a passagem do Harvey pelo Texas e pela Louisiana, já o Irma fez seu trajeto do Caribe à Flórida. É raro que duas tempestades intensas ocorram em uma mesma temporada de furacões. Tais desastres fizeram com que as populações concentrassem nos seus esforços em socorro e limpeza, com uma ideia de que o pior já tivesse passado.

Esse alívio foi de curta duração. Maria se intensificou rapidamente durante o fim de semana e se colocou exatamente no caminho esculpido pelo furacão Irma.

Porto Rico tem uma localização propícia para receber um golpe direto da tempestade, ao contrário da parede do olho de Irma, que esvaziou os mares ao norte da ilha. As Ilhas Virgens dos Estados Unidos também estão no caminho de Maria. A tempestade já causou destruição generalizada na nação da ilha caribenha (em inglês) de Dominica, onde atingiu na última segunda-feira.

Os moradores das ilhas no caminho de Maria estão se preparando para o furacão. O Serviço Nacional de Meteorologia diz que poderá deixar alguns locais inabitáveis ​​por um longo período de tempo.

Projeções indicam que Maria irá curvar-se para longe do continente americano e ir ao mar depois de ter passado pelas ilhas do Caribe em seu caminho, mas o Washington Post (em inglês) informa que é muito cedo para dizer com certeza onde a tempestade irá seguir em frente.

As condições atmosféricas em 2017 foram favoráveis ​​ao furacão, com temperaturas da superfície do mar mais quentes do que o habitual, o que contribui para as tempestades que foram categoria 4 ou mais fortes até agora este ano.

Siga Heather Brady no Twitter.

 

Continuar a Ler