Estação meteorológica mais alta do Hemisfério Sul ajudará cientistas a encontrar respostas sobre o clima

Recém instalada na montanha Tupungato, no Chile, estação pode dar pistas sobre a seca histórica no país.

Turismo de observação de vulcões está em crescimento, mas será muito arriscado?

Erupções deslumbrantes atraem visitantes a locais como a Islândia e o Havaí. Veja como visitá-los em segurança.

Erupção na Islândia pode marcar o início de décadas de atividade vulcânica

A primeira erupção na península de Reykjanes após cerca de 800 anos não deve ameaçar nenhum centro populacional, mas oferece uma oportunidade única para estudar os mistérios geológicos da região.

Onda de terremotos sacode Islândia e pode indicar intensa atividade vulcânica em breve

Milhares de terremotos no sudoeste da Islândia podem sinalizar o início de um novo período de atividades geológicas intensas que pode durar 100 anos.

Como essa cidade planeja recuperar a perda da maioria de suas árvores

Milhares de árvores foram destruídas por um vendaval de verão devastador em Cedar Rapids, Iowa. O evento causou sofrimento para os moradores da cidade, mas também trouxe a oportunidade de um replantio mais resistente.

Ilhas do Alasca podem pertencer a um único vulcão gigante

Análise preliminar de um conjunto de ilhas remotas sugere que pequenos vulcões antes considerados independentes podem ser, na realidade, um único vulcão gigante.

Furacões estão mais potentes e duradouros, mesmo sobre o solo

Novo estudo é o primeiro a avaliar como as mudanças climáticas podem deixar os furacões mais devastadores mesmo após atingirem o solo.

Veja as curiosas cavernas em geleiras esculpidas pelo sopro ardente do Monte Santa Helena, nos EUA

Após a erupção de 1980, uma geleira se formou nas sombras no interior da cratera. Os cientistas — e nosso fotógrafo — exploraram suas profundezas geladas.

Cinco anos depois, desalojados por barragem de Mariana ainda não foram reassentados

Acordo entre Justiça e empresas determinou que nova vila ficasse pronta até março de 2019. Mas depois de sucessivos atrasos, o Novo Bento ainda está longe de ser concluído.

Finados sem fim – os 11 desaparecidos da tragédia de Brumadinho

Quase dois anos depois de um dos maiores acidentes de trabalho ampliado do mundo, algumas famílias não puderam velar seus mortos.

Furacões cada vez mais intensos estão espalhando espécies invasoras pelos Estados Unidos

Mais de cem espécies — incluindo enguias-d’água-doce-asiáticas e mexilhões-zebra — pegaram carona nas inundações do Furacão Isaías, afirmam cientistas.

Tempestades tropicais podem eventualmente sobrecarregar as tempestades seguintes

Em 2018, uma tempestade tropical se associou a uma onda de calor e intensificou um furacão — um cenário potencializador de tempestades sujeito a ocorrer cada vez mais com o aquecimento global.

Onças-pintadas e outros animais feridos nos incêndios do Pantanal são socorridos por voluntários

A destruição do maior pantanal tropical do mundo pode colocar em risco a biodiversidade e eliminar recursos vitais, animais silvestres e pessoas.

Fumaça dos incêndios florestais pode prejudicar baleias e golfinhos – veja como

Conforme os incêndios avançam pela costa oeste da América do Norte, os cientistas temem que os mamíferos marinhos sejam prejudicados pela inalação de fumaça, fenômeno ainda não estudado.

Arqueólogos finalmente descobrem motivo do abandono de palácio cananeu há 3,7 mil anos

Pesquisadores em Israel buscaram evidências em escavações durante anos — e o que descobriram pode ter implicações para os atuais moradores da região.

Furacão Laura toca solo e inunda estados do Texas e Lousiana

Avisados de uma maré de tempestade mortal vinda do Golfo do México, mais de meio milhão de pessoas foram evacuadas em plena pandemia.

Detectado excêntrico terremoto “bumerangue” sob o Oceano Atlântico

O tremor seguiu na direção leste através de uma fenda profunda no fundo do mar e posteriormente retornou a sua origem atingindo velocidades extraordinárias. Seu avanço foi tão rápido que gerou a versão geológica de um estrondo supersônico.

Temporada de furacões no Atlântico em 2020 deve ser ativa e possivelmente destrutiva

Este ano, as tempestades podem ser causadas por uma combinação fatídica de oceano com águas quentes e padrões climáticos sazonais.

Temporada movimentada de furacões no Atlântico pode gerar mais incêndios na Amazônia

As águas quentes do oceano provocam furacões na costa leste dos Estados Unidos, mas é provável que a Amazônia também sinta os efeitos.